Terça-feira, 21 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil STF adia decisão sobre possibilidade de governo vender estatais sem aval do Congresso

Compartilhe esta notícia:

A ação pedindo a anulação do decreto no STF foi movida pelo PT. (Foto: Carlos Moura/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar a definição sobre a venda do controle acionário sem autorização do Legislativo. O julgamento começou na tarde desta quinta-feira (30), mas foi suspenso depois demanifestações dos envolvidos e será retomado na próxima quarta-feira (5).

Em junho do ano passado, o ministro Ricardo Lewandowski definiu em caráter liminar que a “venda de ações de empresas públicas, sociedades de economia mista ou de suas subsidiárias ou controladas exige prévia autorização legislativa”, além de passar pelo processo de licitação.

O presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, decidiu, na noite de segunda (27), levar o questionamento ao plenário do STF.

A decisão impactará diretamente a Petrobras, já que, com base na definição de Lewandowski, o ministro Edson Fachin suspendeu a venda de uma empresa da estatal, a Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG). A Petrobras receberia aproximadamente R$ 34 bilhões, do Grupo Engie, por 90% das ações da TAG.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

52 vítimas do massacre carcerário no Amazonas já foram identificadas pelo IML
Câmara dos Deputados aprova MP que cria programa de revisão do INSS
Pode te interessar