Quarta-feira, 21 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de abril de 2021
Um estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra), publicado na revista científica Redox Biology, afirma que o suco de beterraba estimula bactérias bucais que estão associadas à regulação de vasos sanguíneos e funções cerebrais mais saudáveis. São vários e incontestáveis os benefícios da beterraba. A raiz, rica em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. As informações são da Agência Einstein.
A beterraba, além de alimentos como alface, espinafre e aipo, tem uma grande concentração de nitrato inorgânico – componente que aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes levados aos tecidos – e muitas bactérias encontradas na boca são responsáveis pela transformação do nitrato em óxido nítrico, que ajuda a equilibrar a circulação e a neurotransmissão.
No estudo, 26 idosos saudáveis de 70 a 80 anos participaram e receberam suplementação durante dez dias: um com suco de beterraba rico em nitrato e outro com suco placebo sem nitrato. A ingestão do suco ocorria duas vezes ao dia. Os resultados apontaram níveis mais altos de bactérias associadas a uma boa saúde vascular e cognitiva, e níveis mais baixos de bactérias ligadas a doenças e inflamação, respectivamente. Vale ressaltar que, por se tratar de uma pesquisa com amostra reduzida de participantes, esses achados requerem replicação e confirmação em estudos futuros de maior porte.
A pressão arterial sistólica, que corresponde ao maior valor verificado durante a aferição de pressão arterial, caiu em média cinco pontos (mmHg) após a ingestão do suco de beterraba.
“Estamos realmente entusiasmados com essas descobertas, que têm implicações importantes para o envelhecimento saudável”, comemora Anni Vanhatalo, autora principal do estudo: “Nossas descobertas sugerem que adicionar alimentos ricos em nitrato à dieta – neste caso, através do suco de beterraba – por apenas dez dias pode alterar substancialmente o microbioma oral (mistura de bactérias) para melhor”, complementa Vanhatalo.
Efeito é sentido poucas horas após consumo
Um copo de suco de beterraba pode ter impacto imediato na redução da pressão arterial, segundo estudo do Instituto de Diabetes e Coração Baker, em Melbourne, na Austrália. O líquido pode causar efeito poucas horas depois de bebido. Ele reduz a pressão arterial sistólica (o maior valor verificado durante a aferição de pressão) em uma média de 5 pontos entre grupos de pessoas saudáveis. Segundo os pesquisadores, a queda pode parecer pequena, mas equivale a uma redução de 10% no número de mortes devido a problemas cardíacos.
“É possível gerar um efeito em uma dose única”, conta o pesquisador Leah Coles, um dos autores do estudo.
No estudo , 15 homens e 15 mulheres beberam aproximadamente 500 gramas de suco de beterraba, sendo três quartos da bebida em si e o resto de suco de maçã, e passaram a ser monitorados por 24 horas. O mesmo procedimento foi repetido duas semanas mais tarde, com a ordem invertida.
Nos dois gêneros, os resultados mostraram tendência a baixar a pressão arterial sistólica seis horas após terem bebido o suco de beterraba. Quando os pesquisadores limitaram a análise aos homens, porém, encontraram uma redução significativa de aproximadamente 4,7 pontos. Outros estudos já haviam mostrado que a queda pode não ser tão forte nas mulheres.