Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Superior Tribunal de Justiça suspende todos os processos que questionam a obrigatoriedade do uso de simulador de direção em autoescolas

Compartilhe esta notícia:

Decisão foi votada por unanimidade em sessão realizada nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu a tramitação de todos os processos que questionam a obrigatoriedade do uso de simuladores virtuais em aulas de direção para candidatos que queiram obter a CNH (carteira nacional de habilitação). O pedido foi protocolado pela AGU (Advocacia-Geral da União) e acolhido pela Justiça Federal.

A solicitação feita por advogados da União refere-se a mais de 490 ações sobre o tema que atualmente tramitam na Justiça. Segundo os juristas, os processos costumam questionar a legalidade da exigência, prevista na resolução nº 543/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Para a AGU, a suspensão dos processos trará “segurança jurídica ao tema”, já que decisões divergentes vinham sendo proferidas. Ao acolher o pedido, o presidente da Comissão Gestora de Precedentes do STJ, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, reconheceu que a questão é de “excepcional interesse público”.

No entanto, a medida não impede que novas ações sejam abertas por donos de autoescolas, por exemplo. Mas a medida impossibilita que sejam proferidas sentenças sobre elas. A decisão do STJ também impede a concessão de liminares aos processos e a celebração de novos acordos sobre o uso de simuladores virtuais.

Simuladores

A obrigatoriedade do uso de simuladores virtuais em autoescolas começou a valer no início deste ano. Segundo a resolução que regulamenta o uso, o candidato a uma habilitação na categoria B deverá fazer o mínimo de 20 aulas práticas no veículo e cinco treinos no simulador.

O aparelho simula situações que poderiam acontecer no dia a dia, como condições do tempo adversas, chuva ou tempo muito nublado. A intenção é ambientar o aprendiz antes dele começar a dirigir nas ruas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Justiça mandou o governo de Minas Gerais devolver 323 carros
Presidente do PT do Rio de Janeiro prega “luta aberta” nas ruas caso o ex-presidente Lula seja condenado
https://www.osul.com.br/superior-tribunal-de-justica-suspende-todos-os-processos-que-questionam-obrigatoriedade-uso-de-simulador-de-direcao-em-autoescolas/ Superior Tribunal de Justiça suspende todos os processos que questionam a obrigatoriedade do uso de simulador de direção em autoescolas 2017-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar