Terça-feira, 29 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 5 de novembro de 2015
Mesmo diante do cenário de instabilidade político-econômica no Estado e no Brasil, o setor supermercadista gaúcho projeta atingir, com a comercialização de produtos para as ceias de Natal e de Ano-Novo e de presentes de menor valor agregado, um crescimento real de 1,25% nas vendas de fim de ano, na comparação com as festas do final do ano passado. Em valores nominais, o incremento nas vendas de Natal e Ano-Novo deverá ficar na casa dos 8,89%, segundo estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados ao Instituto Methodus e divulgado nesta quinta-feira (5) pelo presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. A pesquisa Natal e Ano-Novo na perspectiva de consumidores e supermercadistas ouviu 200 consumidores de 18 a 70 anos de diferentes classes sociais, entre 1 e 3 de outubro, e 20 diretores de empresas do setor de todos os tamanhos e regiões do Estado. Conforme Longo, o endividamento dos consumidores fará com que, neste ano, a tendência seja de busca por presentes menores e de mais gaúchos pagando as compras das festas à vista.
AS PROJEÇÕES DOS CONSUMIDORES
De acordo com o levantamento do Instituto Methodus, ainda que 46% dos consumidores pretendam gastar menos neste fim de ano do que no mesmo período do ano passado, o setor supermercadista aumentará, de 49,9% (2014) para 52,2% (2015), a participação média no total gasto pelos gaúchos em suas festas de fim de ano. “O supermercado permanece como terceira opção para compras de presentes, atrás de shoppings e lojas de rua, mas segue líder absoluto como local favorito para as compras de produtos para a ceia. Com o cenário de incerteza econômica, mais pessoas vão comemorar em casa com as famílias o Reveillón, o que alavancará as vendas do setor”, projeta Longo. Segundo a pesquisa do Instituto Methodus, cada gaúcho projeta gastar em média R$ 315,22 em presentes e R$ 345,09 em produtos alimentícios, decoração e bebidas para as festas.
Gastos com presentes – Um dos dados positivos da pesquisa mostra que 87,5% dos gaúchos pretendem comprar presentes neste Natal. Entre os consumidores que vão adquirir presentes, 74,3% vão contemplar crianças, mostrando o crescimento do poder de decisão do público infantil no resultado das datas festivas. Por isso, os supermercados ampliaram a compra de brinquedos pequenos e mais baratos, como carrinhos e bonecas, que deverão atender à demanda por presentes de menor preço. “O levantamento mostra que cada gaúcho pretende presentear em média 3 crianças, o que corrobora este cenário de busca por presentes de menor valor agregado”, destaca Longo. Além dos shoppings e lojas, o setor de supermercados terá a concorrência de internet e de camelôs, também citados pelos entrevistados, na busca por estes clientes. “Estimamos que um em cada três presentes seja adquirido em supermercados neste Natal, mas este percentual deve aumentar na véspera. Pela localização e comodidade, o setor ganha força entre os consumidores que deixam para comprar os presentes nos últimos dias que antecedem o Natal”, aposta o dirigente da Associação.
Conforme os dados do Methodus, os brinquedos (40,8%) dividirão a liderança como presente mais adquirido em supermercados com as bebidas (40%). “Neste particular, amplia-se o leque de opções em cervejas artesanais, um segmento que vem crescendo 30% em 2015”, sublinha o presidente da Agas. As roupas (22,4%), os alimentos (18%) e os artigos de bazar (10,2%) também foram lembrados pelos entrevistados como presentes que serão potencialmente adquiridos nas gôndolas do setor.
Produtos para a ceia de Natal e o Réveillon – Quando o assunto é a aquisição de alimentos e de bebidas para as festas, os supermercados assumem a liderança disparada da preferência dos gaúchos. A pesquisa do Instituto Methodus mostra que 93,7% dos consumidores pretendem compras produtos para as ceias de Natal e Ano-Novo nas lojas do segmento. Em uma questão de múltipla escolha, os entrevistados foram convidados a marcar os itens que irão certamente adquirir nas festas de fim de ano em supermercados. O grande líder de procura deverá ser o refrigerante.
Os comentários estão desativados.