Sábado, 04 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Supremo define limites para a polícia invadir domicílio sem ordem judicial

Compartilhe esta notícia:

O inciso XI do artigo 5 da Constituição Federal dispõe que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. (Reprodução)

O Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu, na quinta-feira, o julgamento do Recurso Extraordinário 603616. Por maioria de votos, firmou que “a entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade dos atos praticados”.

A tese deve ser observada pelas demais instâncias do Poder Judiciário e aplicadas aos processos suspensos (sobrestados) que aguardavam tal definição. Conforme o entendimento firmado, entre os crimes permanentes, para efeito de aplicação da tese, estão o depósito ou porte de drogas, extorsão mediante sequestro e cárcere privado, ou seja, situações que exigem ação imediata da polícia.

O inciso XI do artigo 5 da Constituição Federal dispõe que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

tags: polícia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Rodovia para Gramado tem trânsito liberado somente durante o dia
Polícia prende suspeitos de matar universitário em São Leopoldo
https://www.osul.com.br/supremo-define-limites-para-policia-invadir-domicilio-sem-ordem-judicial/ Supremo define limites para a polícia invadir domicílio sem ordem judicial 2015-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar