Quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo determina que governo adote medidas para proteger indígenas

Compartilhe esta notícia:

Ministros referendaram liminar de Luís Roberto Barroso.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ministros referendaram liminar de Luís Roberto Barroso. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (5) referendar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que determinou ao governo federal a adoção de uma série de medidas para conter o contágio e as mortes por Covid-19 entre a população indígena.

Entre as medidas estão a manutenção de barreiras sanitárias para proteger os indígenas isolados da contaminação pela doença e a criação de um comitê para acompanhamento das ações durante a pandemia.

No dia 8 de julho, Barroso atendeu a um pedido de liminar da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e dos partidos PSB, PSOL, PCdoB, PT, Rede e PDT para determinar as medidas.

Na decisão, Barroso reconheceu a atuação das Forças Armadas e do Ministério da Saúde, por exemplo, na distribuição de cestas básicas, suprimentos e materiais de saúde a diversas comunidades indígenas, entre outras ações. O ministro, contudo, entendeu ser necessário determinar ao governo a adoção de medidas adicionais que não estariam sendo implementadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Caixa manterá calendário de saque do FGTS mesmo após fim da MP 946
Grêmio entra com pedido para reverter efeito suspensivo que liberou D’Alessandro
Pode te interessar