Quinta-feira, 11 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo mantém 138 investigações em alto grau de sigilo

Compartilhe esta notícia:

Lava-Jato investiga esquema bilionário de desvio de dinheiro na Petrobras (Foto: Divulgação)

O STF (Supremo Tribunal Federal) mantém, desde o início das investigações da Operação Lava-Jato, 138 procedimentos ocultos, aqueles classificados com o mais alto grau de sigilo adotado para a tramitação de apurações envolvendo autoridades. São ao menos 16 inquéritos e 122 petições.

O levantamento do jornal Folha de S.Paulo leva em consideração inquéritos que não aparecem autuados no sistema do STF a partir do primeiro processo aberto da Lava-Jato, em fevereiro de 2015, e também petições protocoladas desde setembro de 2014, quando foi analisada a primeira delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Não é possível afirmar que todos esses procedimentos sejam ligados à Lava-Jato. Ao todo, neste período, o STF recebeu 952 petições e 300 inquéritos. As petições podem envolver pedidos de investigação, delações premiadas e requerimentos de devolução de bens apreendidos, por exemplo. Algumas, inclusive, já podem ter sido transformadas em investigações. O STF ainda não começou a colocar em prática resolução editada na semana passada que colocou fim ao uso da classificação oculta para a tramitação de procedimentos que envolvem autoridades.

Com a resolução, esses processos passam a ser classificados como de segredo de Justiça. Com esse tipo de sigilo, qualquer cidadão comum que consultar o sistema do STF pode verificar as apurações em andamento. É possível consultar nomes dos envolvidos, ou suas iniciais, e qual o tipo de crime em investigação. O conteúdo dos inquéritos, no entanto, permanece sigiloso.

Questionado nesta terça-feira (31) sobre o impacto da alteração feita pelo Supremo, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato, disse que “não muda nada substancialmente”. O ministro Luiz Fux afirmou que vai pedir um levantamento em seu gabinete para ter ideia se há ou não processos ocultos. A Lava-Jato tem 91 investigados no STF. Já existem 44 inquéritos abertos e uma ação penal em curso. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Bancos terão que trocar de imediato notas falsas sacadas em caixas eletrônicos
Cientistas descobriram 81 aldeias “perdidas” que podem recontar a história da Amazônia
Pode te interessar