Domingo, 30 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo marca julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação no processo da trama golpista

Compartilhe esta notícia:

O julgamento foi marcado nesta segunda-feira (3), depois que o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, liberou o caso para ser incluído na pauta.

Foto: ABr
O julgamento foi marcado nesta segunda-feira (3), depois que o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, liberou o caso para ser incluído na pauta. (Foto: ABr)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir no plenário virtual, entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro, se recebe ou não a denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no processo da trama golpista.

Se a denúncia for recebida, uma ação penal será aberta e, ao final do processo, o deputado pode ser condenado a até quatro anos de reclusão.

O julgamento foi marcado nesta segunda-feira (3), depois que o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, liberou o caso para ser incluído na pauta.

Na modalidade virtual, os ministros registram os votos no sistema online sem debate em tempo real, seja por videoconferência ou presencial. A tendência é que a denúncia seja recebida por unanimidade.

Participarão do julgamento os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. A Primeira Turma está desfalcada desde que o ministro Luiz Fux pediu transferência do colegiado. Os julgamentos ocorrem normalmente mesmo com um ministro a menos.

Eduardo está há oito meses nos Estados Unidos. Ele não constituiu advogado no processo e, por isso, é presentado pela Defensoria Pública da União.

O deputado foi notificado do processo por edital, a partir da publicação da intimação no Diário Oficial e em jornais de grande circulação, porque o oficial de Justiça não conseguiu entregar o documento em seu gabinete e no endereço residencial em Brasília.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Eduardo e Paulo Figueiredo pela articulação nos Estados Unidos de sanções contra o STF. Segundo o procurador-geral da República Paulo Gonet a campanha teve como objetivo pressionar os ministros a não condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por trama um golpe.

Para o procurador-geral, ficou comprovado que Eduardo e Paulo Figueiredo se valeram de contatos no governo Donald Trump para “constranger a atuação jurisdicional” do Supremo Tribunal Federal.

Neste momento, a Primeira Turma do STF vai analisar a denúncia apenas em relação a Eduardo. As acusações foram desmembradas porque Paulo Figueiredo não tem endereço cadastrado no Brasil para ser intimado e, por isso, a notificação formal do blogueiro depende de cooperação internacional, o que torna o processo mais lento.

(Com informações do O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Artur Artur
3 de novembro de 2025 17:54

Bah….Se Batom , deu 14 anos …. “isso” , deve dar mais de 20….

ENQUANTO ISSO….
http://www.gazetadopovo.com.br › republica › dossie-deDossiê de Seif aponta 9 mil habeas corpus a traficantes em 2024

Vanderlei Ochoa
3 de novembro de 2025 18:03

Quando esse marginal vai preso?

Bidio Rosa
3 de novembro de 2025 20:57

Bandido Bon.
É Bandido Preso.

Getulio S. Dias Academico
4 de novembro de 2025 00:14

Vai entrar para a história como traidor da pátria.

Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam no WTT Champions Frankfurt em busca de glória inédita
Porto Alegre registra 42.119 doses de vacinas aplicadas na campanha de multivacinação
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x