Terça-feira, 18 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Supremo autoriza a Receita Federal a obter dados bancários de quem quiser sem precisar pedir na Justiça

Compartilhe esta notícia:

Maioria dos ministros da Corte entendeu que o fato de os dados serem analisados pelo Fisco representa uma transferência de sigilo bancário e não uma quebra de dados. (Foto: Dorivan Marinho/STF)

Por nove votos a dois, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu na quarta-feira que é constitucional a legislação que permite à Receita Federal acessar dados bancários sigilosos de pessoas físicas e jurídicas sem autorização judicial. Desde 2001, uma lei complementar autoriza que O Fisco obtenha diretamente junto aos bancos e sem autorização judicial, informações a respeito da movimentação financeira de pessoas ou empresas.

A partir dessa norma, a Receita aumentou o controle sobre as movimentações financeiras, passando, a partir deste ano, a receber informações sobre qualquer transação mensal acima de 2 mil reais para pessoas físicas e 6 mil reais para empresas. A maioria dos ministros entendeu que o fato de os dados serem analisados pelo Fisco representa uma transferência de sigilo bancário e não uma quebra de dados.

A medida, dizem os ministros, não fere o princípio constitucional da privacidade, sendo que deve prevalecer o interesse público, e ainda auxilia no combate a crimes, como corrupção, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Os ministros destacaram ainda que eventuais vazamentos ou irregularidades na análise dos dados serão apurados criminalmente e administrativamente. O resultado do julgamento agrada ao governo, que atuou para manter a regra. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Governo federal cria curso on-line para médicos sobre como tratar zika
Com medo do Aedes, 85% dos brasileiros afirmam ter mudado hábitos
https://www.osul.com.br/supremo-permite-a-receita-federal-obter-dados-bancarios-sem-decisao-da-justica/ Supremo autoriza a Receita Federal a obter dados bancários de quem quiser sem precisar pedir na Justiça 2016-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar