Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo publica edital com notificação e abre prazo de 15 dias para Eduardo Bolsonaro apresentar resposta à denúncia da Procuradoria-Geral da República

Compartilhe esta notícia:

Para o ministro Moraes, Eduardo Bolsonaro (foto), que hoje mora nos Estados Unidos, está dificultando o processo de notificação

Foto: Reprodução
(Foto: Reprodução)

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou, no Diário da Justiça Eletrônico, a notificação ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre a denúncia contra ele por suposta coação no curso do processo judicial.

A notificação via edital foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito contra Eduardo e contra o produtor de conteúdo Paulo Figueiredo Filho. Para Moraes, o deputado, que hoje mora nos Estados Unidos, está dificultando o processo de notificação. E está fora do Brasil para fugir de uma “possível responsabilização judicial”, evitando a aplicação da lei.

Com a disponibilização do edital no Diário da Justiça Eletrônico, Eduardo terá 15 dias úteis, contados a partir desta terça-feira (30), para apresentar uma resposta à denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra ele, apresentada na última segunda-feira (22).

O caso é sobre a atuação de Eduardo para atrapalhar o processo sobre golpe de Estado, em que o pai dele, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão.

Para a PGR, Eduardo buscou junto ao governo Donald Trump, dos Estados Unidos, levantar sanções e tarifas ao Brasil e a autoridades do Judiciário como represália ao julgamento.

O procedimento de notificação consta na lei para garantir que os envolvidos no processo estejam cientes de que há uma ação contra eles. A etapa também é fundamental para garantir o amplo direito à defesa.

A notificação judicial por edital é uma medida excepcional que consiste na publicação de um aviso em veículos oficiais, como jornais, diários da justiça ou sites da internet, para informar o interessado sobre um ato processual, assegurando o princípio da ampla defesa, mas gerando presunção de conhecimento em vez de uma confirmação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Unidade móvel de saúde atende moradores da Vila Santo André nesta quarta-feira em Porto Alegre
O Supremo marcou para esta quarta-feira o início do julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais
https://www.osul.com.br/supremo-publica-edital-com-notificacao-e-abre-prazo-de-15-dias-para-eduardo-bolsonaro-apresentar-resposta-a-denuncia-da-procuradoria-geral-da-republica/ Supremo publica edital com notificação e abre prazo de 15 dias para Eduardo Bolsonaro apresentar resposta à denúncia da Procuradoria-Geral da República 2025-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar