Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Suspensa por doping, Maria Sharapova pode ser inocentada

Compartilhe esta notícia:

Tenista vive o momento mais delicado de sua carreira. (Crédito: Reprodução)

AWada (Agência Mundial Antidoping) revelou que atletas que testaram positivo para Meldonium podem escapar de uma suspensão em razão da falta de certeza sobre quanto tempo leva para a substância deixar o corpo.

Assim, a Wada declarou que suspensões provisórias podem ser canceladas se ficar determinado que um atleta consumiu Meldonium antes da substância ter sido colocada na lista de proibidas da agência, em 1 de janeiro.

Mais de 120 testes positivos para Meldonium foram registrados desde que a substância foi proibida pela Wada. O caso mais conhecido envolve a tenista russa Maria Sharapova, que anunciou ter dado positivo em exame realizado durante a disputa do Aberto da Austrália em janeiro.
Em um comunicado enviado às agências nacionais antidoping e às federações internacionais esportivas, a Wada explicou que “existem dados limitados” sobre o tempo que leva para o corpo estar “limpo”, sem o Meldonium.

Tudo dependerá, portanto, da concentração da substância encontrada nos exames antidoping. “Nos casos de exames de doping que contenham menos de 1 micrograma de Meldonium e tenham sido realizados até 1 de março, eles serão equiparados com as ocorrências com esta droga que ocorreram antes de 1 de janeiro”, explicou a Wada em seu comunicado.


Federação Internacional de Tênis diz que Sharapova ainda será julgada.

Logo após a Wada prometer amenizar as regras para atletas que testaram positivo para Meldonium, a ITF (Federação Internacional de Tênis) se apressou em informar que Sharapova não será beneficiada. De acordo com a entidade, a tenista ainda será julgada depois de ter sido flagrada pelo uso da substância proibida.

Ante o posicionamento da agência, a ITF respondeu: “Diante da recente notícia da Wada sobre o processo de lidar com casos envolvendo Meldonium, a ITF pode confirmar que o caso do Programa Antidoping do Tênis envolvendo Sharapova vai proceder com uma audiência de acordo com as recomendações da Wada”.

A notícia do doping de Sharapova foi confirmada no dia 7 de março, por um teste ocorrido durante sua participação no Aberto da Austrália, em janeiro deste ano. Mas nem assim ela ficará livre do julgamento. “A ITF não pretende fazer nenhum outro comunicado até o fim deste processo por causa da confidencialidade do Programa Antidoping do Tênis. O programa é compreensivo e reconhecido internacional e se aplica a todos os jogadores competindo em torneios de Grand Slam, da ITF, da ATP ou da WTA”, diz a nota.

Meldonium.
O Meldonium, também conhecido como Mildronato, é uma substância produzida na Letônia para melhorar o fluxo sanguíneo e que ajuda a aumentar a resistência, sendo mais comum em países do Leste Europeu e que fizeram parte da União Soviética.

Na Rússia, que concentra vários dos casos de doping envolvendo a substância, é formalmente recomendado para problemas cardíacos e era bastante utilizado por atletas de diversas modalidades. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Homem que tinha o retrato da mulher tatuado no braço transformou ela no “Diabo” depois do divórcio
Montadoras brasileiras têm programa de investimentos de R$ 88 bilhões até 2018, afirma presidente da Anfavea em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/suspensa-por-doping-maria-sharapova-pode-ser-inocentada/ Suspensa por doping, Maria Sharapova pode ser inocentada 2016-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar