Segunda-feira, 24 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Susto no ar: avião de Bolsonaro tem problema para pousar em Belo Horizonte

Compartilhe esta notícia:

Avião arremeteu no Aeroporto da Pampulha e fez mais um sobrevoo em Belo Horizonte antes da aterrissagem. (Foto: Divulgação/Campanha PL)

O avião que transportava o presidente Jair Bolsonaro (PL) arremeteu no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (23). A aeronave Embraer C-99, pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), interrompeu a aproximação para o pouso e fez mais um sobrevoo em Belo Horizonte antes da aterrissagem, que ocorreu alguns minutos após o horário previsto.

A aeronave decolou de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, onde o candidato à reeleição cumpriu agenda de campanha.

A arremetida foi necessária porque, antes do pouso da aeronave da Força Aérea Brasileira, um avião que estava decolando do Aeroporto da Pampulha atropelou um pássaro, e a pista ficou impraticável. Além do avião presidencial, duas aeronaves também arremeteram. Quinze minutos após a ação, realizada por volta das 16h20, o avião em que Bolsonaro estava pousou com segurança.

Segundo informações, a torre de controle coordenou a ação com o piloto da aeronave. Já a assessoria do aeroporto afirmou que, devido à necessidade do procedimento de limpeza da pista após a identificação de uma carcaça de pássaro, “o avião presidencial, cujo pouso estava previsto para às 16h20, foi orientado pela torre de controle a aguardar a autorização de pouso com normalidade, o que aconteceu às 16h38”.

O que é arremetida

Arremetidas acontecem quando o avião precisa interromper o pouso por alguma razão. O procedimento é seguro e normal na aviação. Entre os motivos que podem levar um piloto a decidir pela arremetida, estão mudança repentina na direção ou na velocidade do vento, chuva forte sobre o aeroporto e presença de algum obstáculo na pista, como um animal ou pedras.

Motociata e comício

Após desembarcar em Belo Horizonte, o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição pelo PL (Partido Liberal) concedeu entrevista a uma rádio e participou de comício em Contagem.

Horas antes, o presidente visitou Divinópolis, onde participou de motociata e discursou em comício. Ele estava acompanhado de seu candidato a vice-presidente, general Braga Netto (PL). Em 2º lugar nas pesquisas, Bolsonaro fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a corrida eleitoral pelo Planalto. O atual chefe do Executivo também repetiu que vencerá as eleições no 1º turno, marcado para 2 de outubro.

Minas Gerais é 2º maior colégio eleitoral do país, com 16,2 milhões de pessoas aptas a votar neste ano. Por ser a casa de 10% do eleitorado nacional, o Estado é fundamental para quem quer chegar ao Palácio do Planalto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Polícia Federal interrompe transmissão e tira TV Piauí do ar por divulgação de notícias falsas
Superior Tribunal de Justiça nega suspender condenação de Sérgio Cabral por usar 2.281 vezes helicópteros do governo do Rio
Pode te interessar