Segunda-feira, 10 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Taça diária de vinho tinto faz bem ao coração de diabéticos, diz estudo

Compartilhe esta notícia:

Apesar do benefício do consumo diário, os médicos alertam para os riscos da ingestão de grandes quantidades da bebida alcoólica (Foto: Fernando Moraes/Folhapress)

O vinho tinto já compõe a mesa de jantar de muita gente aos fins de semana, mas um estudo desenvolvido por pesquisadores israelenses afirmou que um cálice da bebida todos os dias faz bem ao coração de pacientes diabéticos. Segundo a pesquisa, o vinho tinto aumenta a quantidade de colesterol bom (HDL) no organismo, responsável por remover o colesterol ruim (LDL) e proteger de ataques cardíacos.

Os cientistas acompanharam mais de 220 diabéticos tipo 2, que compartilhavam de uma dieta mediterrânea, durante dois anos. Alguns deles foram autorizados a tomar 150 ml de vinho tinto todos os dias. O resultado foi que os que beberam o tinto diariamente durante o jantar apresentaram níveis maiores de colesterol bom do que os que beberam vinho branco ou água na refeição.

Além disso, os que tiveram o hábito de beber uma taça de vinho tinto e eram predispostos a metabolizar bem o álcool registraram ainda um melhor controle de açúcar no sangue. A partir daí, os pesquisadores afirmam que a característica genética pode ser usada para identificar pacientes de diabete tipo 2 que podem se beneficiar do consumo moderado da bebida.

O motivo pelo qual o vinho tinto pode ser eficaz no aumento de colesterol bom ainda é desconhecido, mas pesquisadores afirmam que esteja relacionado a algum ingrediente particular da bebida, já que os pacientes que ingeriram vinho branco não apresentaram o mesmo ganho.

Apesar do benefício do consumo diário de vinho, os médicos alertam para o risco de ingerir grandes quantidades da bebida alcoólica, o que poderia ocasionar o efeito contrário, contribuindo para o desenvolvimento de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. (AG)

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Camil, Coqueiro e União prepararam uma seleção saborosa de caldos e sopas para quem quer inovar na hora de receber em casa
“Cirurgia plástica é vandalismo”, diz Kristen Stewart
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x