Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2026
Premiê consolida maioria de dois terços no Parlamento e sinaliza reforço militar em meio a desafios econômicos e tensões com a China.
Foto: ReproduçãoA Câmara Baixa do Japão confirmou, formalmente nesta quarta-feira (18), Sanae Takaichi no cargo de primeira-ministra, dez dias após a vitória de seu partido nas eleições antecipadas realizadas em 8 de fevereiro.
Aos 64 anos, Takaichi tornou-se em outubro a primeira mulher a chefiar o governo japonês. No pleito mais recente, ela garantiu maioria de dois terços para sua legenda, consolidando sua posição no Parlamento.
O partido da primeira-ministra japonesa, conquistou 315 das 456 cadeiras da Câmara do país, segundo resultados oficiais divulgados nesta segunda-feira (9).
Além do número alcançado pelo Partido Liberal Democrático (PLD), o parceiro de coalizão da sigla, o Partido da Inovação do Japão (PIJ), conquistou mais 36 cadeiras, garantindo uma supermaioria de mais de 75% da Casa à premiê.
A premiê já indicou que pretende reforçar as Forças Armadas do país — movimento que pode ampliar as tensões com a China — e enfrenta pressão para reanimar a economia japonesa, que dá sinais de fraqueza.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!