Quarta-feira, 14 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Talibãs organizam evento para celebrar a vitória no Afeganistão

Compartilhe esta notícia:

O ato começou com um desfile de homens armados vestidos com roupas de combate e que exibiam a bandeira do Talibã com a profissão de fé muçulmana

Foto: Reprodução
Talibã pediu que sejam devolvidos bens afegãos congelados. (Foto: Reprodução)

Quase 1.500 simpatizantes do movimento Talibã se reuniram neste domingo (03) para celebrar a vitória no Afeganistão, no primeiro encontro organizado fora de Cabul, sete semanas após o retorno dos fundamentalistas ao poder.

A concentração aconteceu no município de Kohdaman, perto da capital do país. No palanque, Mawlawi Muslim Haqqani, vice-ministro de Assuntos Religiosos, elogiou a vitória do movimento islamita que, segundo ele, marca a derrota dos “cristãos e dos ocidentais”.

Apenas homens e meninos estavam presentes na celebração, organizada em um terreno baldio. Do lado de fora, dezenas de guardas armados vigiavam, enquanto os combatentes talibãs chegavam de caminhonetes.

“Estados Unidos derrotado. Impossível. Impossível. Mas possível”, afirmava uma das canções de boas-vindas, apesar de a música, em tese, ser proibida pelo movimento islamita.

O ato começou com um desfile de homens armados vestidos com roupas de combate e que exibiam a bandeira do Talibã com a profissão de fé muçulmana. Alguns carregavam lança-foguetes no ombro.

Muitos civis que participaram no encontro usavam roupas tradicionais. A maioria estava desarmada. Quando os organizadores chegaram, eles entoaram o tradicional “takbir”, a frase religiosa “Alá Akbar” (Deus é grande) repetida várias vezes. Alguns gritaram slogans pró-Talibã.

Outro orador, que se identificou apenas como Rahmatullah, afirmou que após uma guerra de 20 anos no país, onde os combates parecem ter sido interrompidos, a vitória foi possível graças “às fileiras de jovens que se apresentaram como candidatos ao martírio”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsonaro determina a liberação de cruzeiros marítimos em novembro
Por questões logísticas, Pfizer adia quarto voo com vacinas contra o coronavírus para o Brasil
https://www.osul.com.br/talibas-organizam-evento-para-celebrar-a-vitoria-no-afeganistao/ Talibãs organizam evento para celebrar a vitória no Afeganistão 2021-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar