Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Taxa de homicídios caiu em fevereiro em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Em todo RS, número de mortes por homicídio doloso também caiu (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

O mês de fevereiro apresentou queda nos crimes de homicídio no Rio Grande do Sul, em especial em Porto Alegre. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) e podem sofrer alteração durante as investigações. A redução mais expressiva foi no número de vítimas na capital (61,7%), representando 37 óbitos a menos do que no mesmo período do ano anterior. Em todo o Estado, o número de mortes por homicídio doloso também caiu. A retração foi de 32%, contabilizando 66 vítimas a menos em relação a fevereiro de 2018.

Quanto ao número de ocorrências, na mesma comparação, os crimes de homicídio caíram 28,5% no RS. Outro índice que se destaca é o de latrocínios, com queda de 20% no Estado em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do bimestre, a queda ficou em 15,4%. Em Porto Alegre, não foi registrado nenhum latrocínio nos dois primeiros meses de 2019. No ano passado, haviam acontecido dois casos.

Ainda na comparação entre os primeiros bimestres de 2018 e 2019, outros crimes mantiveram a tendência de queda no estado. Entre eles estão os de roubo de veículos (-24,2%) e furto de veículos (-18,4%). Em Porto Alegre, os mesmos indicadores caíram 34% e 2,4%, respectivamente.

As ocorrências de roubo (-15,5%) e furto (-20,5%) foram outros índices que registraram retração em relação ao mesmo período. Houve diminuição na capital, com 12,8% menos roubos e 15,5% menos furtos. Quanto aos roubos relacionados ao transporte coletivo, a diminuição também ocorreu. Na soma das ocorrências envolvendo usuários e profissionais que trabalham em ônibus e lotações, a queda chegou a 31,8% no estado e a 28,1%, em Porto Alegre.

Números absolutos

Alguns indicadores apresentaram alta no primeiro bimestre de 2019 frente ao mesmo período de 2018. No Estado, os casos de roubo a banco foram de oito, na soma entre janeiro e fevereiro do ano passado, para 12, em 2019. Em Porto Alegre, os casos envolvendo bancos, tanto de furtos quanto de roubo, passaram de 2 para 4 na comparação dos primeiros bimestres deste ano e do anterior.

Violência contra mulher

Os indicadores da violência contra a mulher também apresentaram queda nos dois primeiros meses do ano. O quantitativo mais expressivo está relacionado aos casos de feminicídio, que tiveram redução de 50%, passando de 10 no primeiro bimestre do ano passado para 5 vítimas no RS em 2019. Ainda em referência ao RS, o número de estupros apresentou retração de 38,4% no período avaliado. Na capital gaúcha, os estupros diminuíram 15,9%, enquanto o crime de lesão corporal contra mulheres teve alta de 2%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Senac prepara oficinas e palestra durante páscoa em Gramado
PRF apreende 50 mil reais em Rosário do Sul
https://www.osul.com.br/taxa-de-homicidios-caiu-em-fevereiro-em-porto-alegre/ Taxa de homicídios caiu em fevereiro em Porto Alegre 2019-03-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar