Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2019
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as taxas de rendimento escolar do censo de 2018, nesta sexta-feira (10). São avaliados os quesitos aprovação, reprovação e abandono pelos estudantes. Conforme o Inep, diminuiu a reprovação, a aprovação melhorou, e o abandono manteve-se em queda ou estável, tanto no ensino fundamental como no médio.
Esses números são informadas pelas próprias escolas, conforme os requisitos de avaliação de desempenho estabelecidos pela própria instituição de ensino. As taxas são muitos importantes para análise nos colégios e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador de desempenho educacional divulgado a cada dois anos pelo Inep.
Os dados estão disponíveis para consulta no portal do Inep. Eles podem ser acessado com recortes: nacional; por regiões; por unidade da federação; por município e por escola, com base em: localização (urbana ou rural), dependência administrativa (federal, estadual, municipal ou privada), nível de ensino (fundamental ou médio) e série/ano.
Em 29 de maio, Dia nacional do Censo Escolar da Educação Básica, o Inep iniciará a campanha estatística de 2019.