Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2017
A Alitalia atravessa uma grave crise financeira que teve um novo capítulo nesta terça-feira (2), quando o conselho de administração aprovou a nomeação de um comissário do governo para gerir a empresa.
Após os funcionários rejeitarem em plebiscito a demissão de 980 funcionários, que daria em troca um investimento de dois bilhões de euros dos sócios e dos credores na empresa, a situação ficou ainda mais crítica.
A venda da empresa está entre as possibilidades para enfrentar a crise, ou a manutenção dela com o aporte financeiro de empresas/governo ou o decreto de falência. O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, porém, já informou que descarta a nacionalização da Alitalia. E como fica a situação dos passageiros que pretendem comprar bilhetes da empresa ou que já tem tickets comprados? Conforme declaração oficial do conselho administrativo da companhia aérea, nenhum voo será alterado e a programação oficial será mantida no momento.
O voo será cancelado?
A princípio, tudo está mantido. Tanto os voos operados pela Alitalia como aqueles que fazem o chamado “codeshare”, ou voos colaborativos, estão mantidos normalmente.
Qual o risco em comprar bilhetes aéreos da Alitalia?
A princípio, não há problemas, no entanto, de acordo com fontes consultadas pelo jornal Corriere della Sera, empresas estão adiando as compras das duas próximas semanas para aguardar qual será a real situação da empresa após a indicação de um comissário do governo.
A Alitalia pode perder a licença para voar?
Para uma companhia operar na Itália, ela precisa ter a autorização da Enac (Entidade Nacional da Aviação Civil). De acordo com uma entrevista do presidente da Enac, Vito Riggio, a autorização de voos continuará valendo até a nomeação do comissário e, a partir de então, “será concedida uma autorização temporária renovada mês a mês”.