Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de fevereiro de 2017
O presidente Michel Temer fez um discurso nesta quinta-feira (9), em evento da Caixa Econômica Federal, no qual comemorou a aprovação da Medida Provisória da reforma do ensino médio. O texto, que já tinha passado pela Câmara, foi aprovado nessa quarta (8) pelo Senado e agora vai para a sanção presidencial.
“Quero comemorar a aprovação da reforma do ensino médio. A primeira vez que fui presidente da Câmara foi em 1997 e já se falava da reforma. Passaram-se 20 anos, e a única coisa que se viu foi que as pessoas que faziam ensino médio saíam sem saber matemática, português, não sabiam multiplicar”, afirmou Temer.
Ele disse ainda que se trata da segunda reforma “fundamental” de seu governo a ser aprovada. A primeira, segundo Temer, foi o teto para os gastos da União. “É a segunda das reformas fundamentais para o Brasil, a do ensino médio. Vou ver se sanciono nesse próximos dias, muito rapidamente”, completou o presidente.
O texto aprovado pelo Senado permite que as escolas possam escolher como vão ocupar 40% da carga horária dos três anos do ensino médio: 60% será composto de um conteúdo mínimo obrigatório, que será pela Base Nacional Curricular Comum, ainda em debate.
O restante será definido de acordo com a proposta da escola, que deverá oferecer aos estudantes pelo menos um de cinco “itinerários formativos”: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. (AG)