Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Temer encontra dificuldades para a composição do eventual governo

Compartilhe esta notícia:

Saída do vice-presidente, Michel Temer, no exercício da Presidência. (Foto: Valter Campanato/ABr)

As intensas articulações do vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) nas últimas semanas para montar uma equipe de notáveis caso assuma a Presidência da República, estão sendo mais difíceis que o esperado. Apesar das consultas a vários economistas de diferentes correntes, como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, Temer e seus aliados mais próximos não tiveram confirmações para a composição de seu possível governo.

A dificuldade do vice-presidente se complica ainda mais com a decisão da cúpula do PSDB de propor punição aos integrantes do partido que aceitarem integrar o governo do peemedebista. A posição do PSDB complica a formação de uma equipe com nomes capazes de dar uma sinalização positiva ao mercado e de reverter uma expectativa negativa em relação a Temer. Além da gravidade do quadro econômico, há incerteza também sobre o desfecho do julgamento de impugnação do mandato do vice-presidente no Tribunal Superior Eleitoral.

A Executiva do PSDB se reunirá na terça-feira para discutir se o senador José Serra (PSDB-SP), que vem conversando com Temer, ou outro tucano que venha a ser convidado para ocupar uma pasta, devam se licenciar para não causar “conflito de interesse” e prejudicar o projeto do PSDB de disputar a Presidência em 2018.

Ministério da Fazenda
Apontado como um dos possíveis indicados para o Ministério da Fazenda, caso a presidenta Dilma Rousseff seja afastada do governo com o processo de impeachment, o ex-presidente do BC (Banco Central) Henrique Meirelles foi ao Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente, na tarde desse sábado, para encontrar-se com Michel Temer.

Ao deixar o local, Meirelles negou ter sido convidado para comandar a economia em um eventual governo Temer, mas destacou que, mesmo se não for ministro, estará disposto a ajudar. Disse, também, que o vice-presidente mostrou uma “visão bastante correta e adequada da economia”.

O ex-presidente do BC destacou que o mercado “reagirá bem” a medidas que sinalizem para o equilíbrio das contas públicas, mas ressaltou que não conversa sobre hipóteses. “Os mercados tenderão a reagir ao direcionamento concreto com medidas que sinalizem uma sustentabilidade do Estado brasileiro no longo prazo, com uma série de medidas pró-investimento, que possam viabilizar a economia, para que funcione de forma cada vez mais eficiente dentro da experiência que o Brasil já teve e tem e que nós estamos vendo em diversos outros países”, declarou. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

PSDB ameaça ficar fora de coalizão e complica Temer
Ex-presidente do Uruguai defende que Brasil passe por uma pacificação
https://www.osul.com.br/temer-encontra-dificuldades-para-a-composicao-do-eventual-governo/ Temer encontra dificuldades para a composição do eventual governo 2016-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar