Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Michel Temer ligou para o presidente uruguaio Tabaré Vázquez a fim de solucionar a questão sobre os laticínios

Compartilhe esta notícia:

Presidente uruguaio, Tabaré Vázquez. (Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer se comunicou com seu contraparte uruguaio, Tabaré Vázquez, para resolver a questão sobre o bloqueio unilateral que seu país havia anunciado para produtos laticínios do Uruguai, informou a presidência uruguaia.

Em uma ligação feita na sexta-feira (13) à noite, “Temer falou com Vázquez sobre seu compromisso pessoal de que não haverá inconvenientes na entrada de laticínios uruguaios no Brasil”, segundo uma nota divulgada na página da Presidência do Uruguai.

Além da conversa entre Temer e Vázquez para “resolver a questão”, a Presidência uruguaia revelou que uma delegação técnica brasileira chegará na segunda-feira a Montevidéu para dialogar com seus pares do Ministério da Pecuária, indica o relato.

O governo de Vázquez expressou na quarta-feira (11) que o bloqueio por parte do Brasil a laticínios de seu país viola normas internacionais, e também advertiu que poderia recorrer a mecanismos de resolução de controvérsias, como o do Mercosul e da OMC (Organização Mundial do Comércio).

A reação do governo uruguaio foi revelada depois que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidiu suspender por tempo indefinido a importação de laticínios de seu vizinho do sul.

O chanceler do Uruguai, Nin Novoa, considerou a medida “unilateral” e disse que seu país não foi notificado de maneira oficial. O chefe da diplomacia uruguaia também rechaçou o argumento dado por produtores brasileiros de que há produtos que provêm de triangulação nas exportações uruguaias, fazendo com que entrem com preços mais baixos e afetem a competição.

A medida coincide com o momento de mais alta produção brasileira. Em 2016, 60% das exportações de laticínios uruguaios foram destinados ao Brasil, que é praticamente autossuficiente e só importa 1% de seu consumo. Deste total, 0,6 ponto corresponde a itens uruguaios, e 0,4, a produtos provenientes da Argentina.

Comitiva
Temer determinou, também na sexta-feira, que o governo brasileiro mande uma comitiva a Montevidéu para retomar a importação de leite do país, suspensa na terça-feira (10). O grupo chegará à capital uruguaia nesta segunda-feira (16).

Neste sábado (14), Temer se reuniu com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no Palácio do Planalto, em Brasília, e acertou que a pasta enviará a comitiva no início da semana. O presidente quer resolver o mais rápido possível essa questão, sem qualquer prejuízo na relação com o Uruguai.

A suspensão das licenças de importação do leite uruguaio ocorreu após Maggi se reunir com deputados da bancada ruralista, na última terça, que pressionavam pela interrupção da importação, o que beneficia os produtores nacionais. A decisão foi tomada porque o governo desconfia que o leite importado pelo Brasil não é produzido no Uruguai, mas sairia de outros países, passaria pelo país e entraria no Brasil como se fosse uruguaio. Fontes afirmam que parte do volume que entra vem de nações exportadoras, como Argentina (que tem restrições quantitativas ao vender para o Brasil) e até da Nova Zelândia e Austrália.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Iranianos reagem com irritação e piadas nas redes sociais às críticas feitas contra seu governo por Donald Trump, que ameaçou acabar com o histórico acordo nuclear assinado pelo Irã
Duas explosões deixam pelo menos 22 mortos na Somália
https://www.osul.com.br/temer-liga-para-o-presidente-uruguaio-tabare-vazquez-fim-de-solucionar-questao-sobre-laticinios/ Michel Temer ligou para o presidente uruguaio Tabaré Vázquez a fim de solucionar a questão sobre os laticínios 2017-10-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar