Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Temer reúne área de inteligência para montar força-tarefa de combate a facções criminosas

Compartilhe esta notícia:

Somente nos primeiros 15 dias do ano, mais de cem presos foram mortos em rebeliões no Amazonas, em Roraima e no Rio Grande do Norte (Foto: Fernando Vivas/AG)

Diante da escalada da violência nos presídios, o presidente Michel Temer convocou os órgãos de inteligência do governo federal para uma reunião nesta terça-feira (17), no Palácio do Planalto. No encontro, marcado para o meio-dia, o peemedebista pretende montar uma força-tarefa dos órgãos de inteligência para combater nacionalmente o crime organizado.

A ofensiva do Executivo federal contra as facções não se limitará à área de inteligência. Mais cedo, às 9h30min, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, recebe, na sede do ministério, os secretários de Segurança Pública estaduais e do Distrito Federal para debater a implementação do Plano Nacional de Segurança, lançado pelo governo há cerca de dez dias.

A reunião entre Moraes e os secretários foi convocada diante da crise no sistema carcerário do País. Ao longo das últimas duas semanas, diversas rebeliões foram registradas em complexos penitenciários, principalmente em Estados das regiões Norte e Nordeste.

Com o cenário de crise no sistema prisional, o Poder Judiciário também tem atuado em frentes de combate à violência nas cadeias. A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, por exemplo, que já esteve em Manaus e recebeu presidentes de Tribunais de Justiça, se reúne nesta terça com a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) para discutir a crise.

A entidade organizou um encontro entre 30 juízes de varas de Execução Penal de todo o País com o objetivo de estudar medidas para combater a violência nos presídios. Somente nos primeiros 15 dias do ano, mais de cem presos foram mortos em rebeliões no Amazonas (60), em Roraima (31) e no Rio Grande do Norte (26).

Diante desse cenário, a Procuradoria-Geral da República já abriu processos para apurar os sistemas penitenciários e, dependendo da avaliação, poderá até pedir intervenção federal ao STF.

Entre os pontos que devem ser discutidos na reunião desta terça no Ministério da Justiça estão aqueles que preveem a implementação em conjunto com os governos estaduais, entre os quais o mapeamento do sistema penitenciário e das zonas violentas. Segundo a pasta, Moraes e os secretários estaduais devem discutir, ainda, a instalação dos núcleos de inteligência, nos quais serão reunidas forças policiais e de investigação. (AG)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Documento Nacional de Identificação poderá ser emitido pelos Correios
Bandidos atacam agências bancárias e disparam tiros de fuzil contra a Brigada Militar em Parobé
https://www.osul.com.br/temer-reunira-area-de-inteligencia-para-montar-forca-tarefa-de-combate-a-faccoes/ Temer reúne área de inteligência para montar força-tarefa de combate a facções criminosas 2017-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar