Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Temos a colaboração extraordinária do Congresso para recuperar o Brasil”, disse Michel Temer

Compartilhe esta notícia:

Temer em cerimônia em Itu no feriado de Proclamação da República. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Michel Temer (PMDB) destacou nesta quarta-feira (15), a colaboração que classificou como “extraordinária” do Congresso às agendas de seu governo, num momento em que a reforma da Previdência é negociada com parlamentares. Na terça-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o que considera uma tentativa de deixar a responsabilidade pela aprovação com o Congresso. “Empurrar a responsabilidade da Previdência para o Congresso não ajuda”, afirmou Maia.

Na visita que faz a Itu, interior de São Paulo, nesta quarta-feira, feriado da Proclamação da República, o presidente citou a harmonia e o diálogo entre os Poderes como princípios republicanos que, segundo ele, foram “colocados em ação” desde o primeiro dia de seu governo.

“Se nós não prestigiarmos certos princípios constitucionais, a tendência é caminhar ao autoritarismo e para certa centralização”, comentou o peemedebista, após realçar a aliança do governo com o Legislativo. “Temos uma colaboração extraordinária com o Congresso Nacional”, afirmou Temer. O presidente comentou que o governo também dialoga com a sociedade ao citar a interlocução com empregadores e centrais sindicais na reforma trabalhista que entrou em vigor no sábado.

Crítica

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o que considera uma tentativa do governo de transferir a responsabilidade pela aprovação da reforma da Previdência ao Congresso Nacional. “Empurrar a responsabilidade não ajuda. Tenho grande clareza de que a matéria precisa ser votada o mais rápido possível”, afirmou, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo. Ele ressaltou que a responsabilidade pela aprovação da reforma é de todos, “coletiva”.

Embora ainda não tenha os votos necessários para aprovação de uma reforma mais enxuta, o governo tem seguido firme a estratégia de dividir o peso político da tarefa com os parlamentares. Eles resistem em aprovar medidas impopulares em ano eleitoral.

Maia acredita que é possível votar ainda este ano a versão enxuta da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que muda as regras da Previdência. Uma reforma mínima teria fixação de uma idade para aposentadoria, regra de transição e mudanças no regime dos servidores. Ele disse também que será um “passo gigante” se a reforma aprovada pelo Congresso preservar 50% da economia prevista com o texto original do governo, ou seja, metade dos R$ 800 bilhões em 10 anos estimados inicialmente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“O refúgio de Ricardo Teixeira no Brasil não é garantia de impunidade”, disse a Procuradoria-Geral da República
Golpe oferece passagens grátis da Gol pelo WhatsApp
https://www.osul.com.br/temos-colaboracao-extraordinaria-do-congresso-para-recuperar-o-brasil-diz-temer/ “Temos a colaboração extraordinária do Congresso para recuperar o Brasil”, disse Michel Temer 2017-11-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar