Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Tempo de liberação de mercadorias importadas nos portos brasileiros caiu 12%

Compartilhe esta notícia:

O porto mais ágil é o de Paranaguá (PR) (Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress)

A adoção de tecnologias nos procedimentos e a melhoria da logística reduziram o tempo de despacho de mercadorias importadas por meio marítimo. Segundo levantamento divulgado pela Receita Federal, o intervalo médio entre a chegada do navio ao porto e a entrega da mercadoria ao destino final caiu de 16,44 dias, no fim de 2013, para 14,39 dias no início deste ano, uma queda de 12,5%.

O coordenador-geral de Administração Aduaneira da Receita, José Carlos Araújo, destacou a articulação entre os órgãos públicos e o setor privado para desburocratizar a importação de mercadorias. “A Receita Federal trabalha em conjunto com os demais órgãos públicos e o setor privado na melhoria da performance do comércio exterior brasileiro”, declarou.

A Receita destacou, como medida de redução do tempo de despacho, o lançamento do Portal Único do Comércio Exterior, que concentra em uma única página na internet os procedimentos de importação e exportação de mercadorias.

Todos os portos marítimos do País foram pesquisados. O mais ágil é o de Paranaguá (PR), com intervalo médio de 8,86 dias. O porto em que as cargas demoraram mais para serem liberadas foi o de Vitória (ES), com intervalo de 18,92 dias. Responsável por 44,2% do total das cargas importadas entregues no Brasil, o porto de Santos (SP) foi o quarto mais lento na liberação das mercadorias, com prazo médio de 12,8 dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O filho do ministro Gilmar Mendes, do Supremo, assumiu a faculdade do pai, cortou patrocínios e aproximou os alunos da direção
Noiva resolve sair para comer um hambúrguer em uma lancheria no dia de seu casamento e faz sucesso na internet
https://www.osul.com.br/tempo-de-liberacao-de-mercadorias-importadas-nos-portos-maritimos-brasileiros-caiu-12/ Tempo de liberação de mercadorias importadas nos portos brasileiros caiu 12% 2015-12-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar