Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de janeiro de 2022
O bairro Menino Deus foi um dos mais prejudicados pela chuva.
Foto: Tiago Thomé/ O SulMarcando o fim da onda de calor histórica em Porto Alegre, um temporal atingiu a Capital no fim da tarde desta quarta-feira (26), causando transtornos como alagamentos, queda de árvores e de energia elétrica e de água.
Ainda durante a noite, equipes da prefeitura estavam nas ruas para atender as ocorrências devido ao temporal. A precipitação foi de 47,6 milímetros em um período de duas horas e meia. Até as 18h30, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registrou a queda de uma árvore na rua Joaquim Nabuco, no bairro Cidade Baixa.
A Defesa Civil do município atendia diversas ocorrências por toda a cidade. Houve registro de ao menos sete pontos de alagamento com bloqueio total e três com bloqueio parcial no trânsito devido ao acúmulo de água sobre a via. Também foram contabilizados pelo menos três semáforos inoperantes na avenida Ipiranga com João Pessoa, na Aureliano de Figueiredo Pinto com João Alfredo e na Bento Gonçalves com Aparício Borges. O mesmo problema foi verificado na esquina da rua Vicente da Fontoura com a Bento e na avenida Carlos Barbosa, próximo a Moab Caldas.
As equipes de fiscalização e manutenção elétrica da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.
Falta de luz e água
O temporal também gerou falta de energia elétrica e a consequente parada de cinco Ebats (Estações de Bombeamento de Água Tratada) em diversos pontos da Capital.
Bairros e localidades que podem sofrer desabastecimento: Ebats Cascatinha (Medianeira), Padre Cacique (Camaquã, Cavalhada, Cristal, Menino Deus, Tristeza, Vila Assunção), Santa Tereza I (Menino Deus e Santa Tereza), Caieira (Cel Aparício Borges, Medianeira, Partenon, Santo Antônio, Vila Farrapos (Vila Farrapos, bairro Farrapos).
De acordo com a CEEE Equatorial, a companhia tem 47 mil clientes sem energia, sendo 44 mil na Região Metropolitana. Os municípios mais impactados são Porto Alegre, Guaíba, Alvorada, Viamão e Eldorado do Sul.
O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) acionou a concessionária de energia e aguardava o restabelecimento da luz para retomar a distribuição de água e o bombeamento pluvial.
A prefeitura solicitou a colaboração da população para que faça o registro das demandas, via 156, para que os técnicos das secretarias tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes.