Domingo, 28 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de dezembro de 2025
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde desse sábado (27) causou danos e transtornos em Porto Alegre, na Região Metropolitana e em outros municípios do interior do Estado. Com fortes rajadas de vento e chuvas, foram registrados alagamentos, destelhamentos, falta de energia e bloqueio de vias devido a queda de árvores e postes.
Na capital, o temporal chegou com intensas rajadas de vento em diferentes pontos. No Aeroporto Salgado Filho, o vento chegou a 74 km/h, segundo a MetSul Meteorologia. Em Canoas, no bairro Niterói, estação anotou rajada de 97 km/h às 14h37min. Os volumes de chuva não chegaram a ser muito altos, mas o suficiente para causar acúmulo de água em algumas vias. A maior parte da capital anotou entre 20 mm e 25 mm durante a tarde.
No Centro Histórico, a chuva provocou pontos de alagamento na esquina da rua Sete de Setembro com a Caldas Júnior, onde um bueiro chegou a jorrar água, mas o acúmulo escoou poucos minutos depois.
Situação semelhante foi registrada na rua da Conceição, onde a água se misturou com barro e areia provenientes da demolição da antiga passarela da Rodoviária. Também houve alagamentos na avenida Farrapos, com veículos levantando água ao passar.
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) contabilizava três ocorrências até as 16h, incluindo bloqueios por queda de árvore na rua Dário Pederneiras, no bairro Petrópolis, e na rua Vicente Lopes dos Santos (posteriormente liberada), no bairro Menino Deus, além de interdição de via por risco de queda de poste na rua Humberto de Campos, no bairro Partenon.
Outros pontos tiveram acúmulo de água, sem bloqueios, como a avenida Voluntários da Pátria, a região do Passo da Areia, a rua Santo Guerra, em Navegantes, e a esquina da avenida Ceará com a rua 25 de Fevereiro.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos informou, no fim da tarde, que a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Baltazar de Bem, Vila Jardim, ficou sem energia elétrica. Segundo o órgão, a concessionária foi acionada.
A chuva e o vento se deram na sequência de horas de calor escaldante. A temperatura em Porto Alegre na estação do Jardim Botânico chegou a 35,8ºC entre 13h e 14h, mas com a umidade média de 55% o índice de calor (sensação) atingia 45ºC, segundo a MetSul. Na Região Metropolitana, as máximas chegaram a 36,7ºC em Sapucaia do Sul e Campo Bom. São Leopoldo foi a 37,3ºC.
Em Encruzilhada do Sul (Vale do Rio Pardo), os fortes temporais registrados nesse sábado (27) causaram diversos danos. Conforme levantamento da prefeitura, cerca de 60 residências foram destelhadas e cinco famílias ficaram desalojadas, sendo acolhidas provisoriamente em casas de familiares.
Os ventos chegaram a aproximadamente 90 km/h, acompanhados de um volume de chuva superior a 100 milímetros, provocando também a queda de 25 postes de energia elétrica, sendo 10 somente no Bairro Lava-Pés, além da queda de árvores que obstruíram o centro da cidade e outras vias importantes.
Em razão dos danos na rede elétrica e no sistema de abastecimento, houve falta de energia e de água em diversos pontos, além de instabilidade nos serviços de internet e telefonia.
Em apoio às famílias atingidas, a prefeitura distribuiu mais de 500 metros de lonas para a cobertura emergencial das residências afetadas, e, de forma preventiva, preparou o Ginásio Taborda para funcionar como abrigo, caso fosse necessário.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, uma árvore caiu no centro do município e prejudicou o trânsito, mas ninguém ficou ferido. Segundo a Defesa Civil, choveu pelo menos 50 milímetros ao longo dia na cidade.