Tecnologia e inteligência artificial fascinam muita gente nas redes sociais. Alguns chegam a se imaginar como um robô. E querem compartilhar a sensação, mesmo que cause desconforto.
Esta é a tendência da vez no TikTok. A trend viral de maquiagem do “Uncanny valley” (Vale misterioso) está se espalhando pela rede social, cujos usuários tentam impressionar com suas assustadoras habilidades.
“Vale misterioso” é o termo usado para descrever a sensação desconfortável que as pessoas têm ao fazer contato visual com um androide – um robô feito para se parecer com um humano.
Só que, na tendência em voga, os TikTokers estão subvertendo o significado e aplicando maquiagem para parecer um robô.
Os adeptos, principalmente mulheres, estão cobrindo o rosto com base, usando corretivo e iluminador para fazer com que a luz pareça atingir seus rostos de maneira não natural. Eles estão redesenhando a boca e as sobrancelhas com delineador e rímel para destacar seus traços.
Todos os tutoriais em vídeo variam em técnica – mas terminam com resultados semelhantes: os espectadores ficam assustados com um visual que parece perfeito demais em alguns aspectos e um pouco estranho em outros.
O objetivo dos seguidores da trend é provocar a mesma sensação desconfortável que as pessoas experimentam quando olham nos olhos de um androide – quando têm a sensação de que algo está errado, mas é difícil identificar exatamente o quê.
A expoente da tendência é a TikToker Zara, que postou sua transformação e obteve 25 milhões de exibições dos seus vídeos de “Vale misterioso”.
Criadores de conteúdo
O TikTok anunciou que vai encerrar o Creator Fund, fundo dedicado a ajudar na monetização de criadores de conteúdo. Criado em 2020, o projeto será substituído por um novo esquema de monetização lançado no início deste ano.
“A partir de 16 de dezembro de 2023, o Creator Fund será descontinuado nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha”, disse um porta-voz do TikTok ao Engadget, em comunicado. “Todos os criadores atualmente inscritos no Creator Fund podem atualizar seu registro para o Programa de Criatividade.”
O Programa de Criatividade prioriza conteúdos mais longos, com vídeos com duração de pelo menos um minuto. Agora, o TikTok permite vídeos de até 30 minutos na plataforma. Segundo a empresa, a mudança busca “criar a melhor experiência possível” com o novo sistema, mas vídeos mais longos também ajudam a plataforma a vender mais anúncios. O principal benefício para os criadores de conteúdo é que o novo programa paga até 20 vezes o valor oferecido pelo Creator Fund.