Segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2025
Ex-ajudante de ordens (E) diz que presenciou mas não participou dos fatos
Foto: Ton Molina/STFO tenente-coronel do Exército Mauro Cid confirmou nesta segunda-feira (9) que esteve presente em uma reunião na qual foi apresentado ao ex-presidente Jair Bolsonaro um documento que previa a decretação de medidas de estado de sítio e prisão dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e de outras autoridades, em 2022.
Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Cid foi o primeiro réu do núcleo 1 da trama golpista a ser interrogado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal do golpe. O militar também está na condição de delator nas investigações.
Durante o depoimento, Cid confirmou que foram realizadas pelo menos duas reuniões em que Felipe Martins, o ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro, levou ao ex-presidente um documento com a proposta golpista para reverter o resultado das eleições de 2022.
No encontro, Bolsonaro leu a minuta e propôs alterações no documento, segundo o militar. “Foi levado esse documento ao presidente. O documento consistia em duas partes. A primeira parte eram os considerandos. Dez, onze, doze páginas, muito robusto. Esses considerandos listavam as possíveis interferências do STF e TSE no governo Bolsonaro e nas eleições. Na segunda parte, entrava em uma área mais jurídica, estado de defesa, estado de sítio e prisão de autoridades”, afirmou.
Mauro Cid também confirmou o conteúdo dos depoimentos de delação premiada prestados à Polícia Federal e negou ter sofrido qualquer tipo de pressão para assinar o acordo de delação premiada.
“Presenciei grande parte dos fatos, mas não participei deles”, declarou. Durante o interrogatório, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e as defesas dos demais acusados também poderão fazer perguntas aos réus. O depoimento deve prosseguir até as 20h.
Interrogatórios
Entre os dias 9 e 13 de junho, Alexandre de Moraes vai interrogar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Braga Netto e mais seis réus acusados de participarem do “núcleo crucial” de uma trama para impedir a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o resultado das eleições de 2022.
Confira a ordem dos depoimentos:
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto, general do Exército e ex-ministro de Bolsonaro.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Amola não
Se não falar isso….ELE, PAI, MÃE, Filhos ….Pegarão Perpétua:
Amola não
ESTE DEPOIMENTO…ME LEMBRA ISSO: Para acabar com discussões sobre qual é a melhor polícia do mundo foi realizada uma competição com o FBI, a Scotland Yard e uma seleção das PMs do Rio de Janeiro e São Paulo. O teste era o seguinte: os organizadores soltariam um coelho na floresta e a polícia que achasse o bicho mais rapidamente ganhava. O FBI foi o primeiro. Usando fotos de satélite, análise de DNA dos pêlos encontrados, helicópteros etc o coelho foi encontrado em 3 horas e 14 minutos. Então foi a vez da Scotland Yard. Usando analistas de comportamento, psicólogos, estudiosos… Leia mais »
Não amola
Tá e o Aécio?
SÃO PAULO – O PSDB ingressou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com um pedido de auditoria sobre o resultado das eleições. Aécio Neves, candidato do partido, perdeu a eleição para Dilma Rousseff (PT) no domingo por uma diferença de pouco mais de três pontos, a menor da história.
E a Anta?
Exército foi sondado para decretar estado de defesa, diz general
Segundo o general Eduardo Villas Bôas, politicos de esquerda fizeram a consulta nos dias que antecederam o impeachment de Dilma Roussef…
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/…/exercito-foi-sondado-para…/
Kkkkkkkk: Bolsonaro é AVISADO DE PRlSÃO e SE CAGA DE MEDO em depoimento bombástico no STF! Cid ENTREGOU TUDO
A marginalha da direita golpista parece perdida na poeira. Por quê será???quaquaquaqua