Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Tenho condições porque já provei que sou capaz de governar esse País”, diz Lula sobre candidatura à Presidência nas eleições de 2018

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação que envolve o triplex no Guarujá. (Foto: AE)

Em entrevista a uma rádio paulista, na manhã desta terça-feira (18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o PT tem um “legado” e que se sente capacitado para disputar as eleições de 2018. “Não acho que tem que ser eu [o candidato do partido à Presidência]. Acho que tenho condições porque já provei que sou capaz de governar esse País”, respondeu.

O radialista havia perguntado se ele não via outro nome no PT que não o dele e como se via em uma campanha sem nomes históricos da legenda – como José Dirceu e Antonio Palocci – ao seu lado. Lula, no entanto, não falou da possibilidade de sua candidatura ser barrada, caso a sentença que o condenou no primeira grau for confirmada em uma instância superior. “Neste instante, a gente não deveria estar discutindo o processo contra o Lula. Deveríamos discutir como resolver os problemas do País”, afirmou o petista.

Na conversa, Lula manteve o tom de suas manifestações públicas recentes. Disse ser capaz de melhorar a situação econômica e política do País e criticou os métodos da Lava-Jato e a cobertura midiática das denúncias da operação contra ele.

“O juiz Moro não pode continuar se comportando como um czar”, disse Lula que, ao final, afirmou que usará “cada segundo [de vida] que tiver” para provar a própria inocência. Na semana passada, ele foi condenado pela primeira vez pelo caso do triplex no Guarujá (SP).

Czar  foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. Era o título que se dava ao imperador russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado. O petista também acusou a PF (Polícia Federal) e o Ministério Público de ter mentido a respeito das investigações, lembrando a apresentação em Power Point feita pela força-tarefa da operação, no ano passado.

“O juiz Moro não pode continuar se comportando como se fosse um czar. Ele faz o que quer, como quer, sem respeitar o direito democrático, sem respeitar a Constituição. Ele vai passando por cima, não deixa a defesa falar, tenta cercear o direito da defesa”, disse o ex-presidente. “Montaram uma mentira desde o começo. Quando eu vi aquele Power Point desenhado pelo [procurador Deltan] Dallagnol, me dei conta que era um processo eminentemente político.”

O ex-presidente foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação que envolve o triplex no Guarujá. Na sentença, Moro considerou existirem provas para condenação do petista pelo recebimento de R$ 2,2 milhões de propinas. O ex-presidente, porém, voltou a afirmar que a sentença é uma “peça cheia de inverdades” e que o magistrado “não levou em conta os autos do processo”.

“A Polícia Federal da Lava-Jato mentiu, o Ministério Público da Lava-Jato mentiu, e o juiz deu uma sentença sem explicação. Ele passa 60 páginas se explicando sobre a sentença sem nenhuma prova”, destacou Lula.

Como já disse outras vezes, Lula voltou a afirmar que a prisão de potenciais delatores acaba incentivando os acordos de colaboração premiada. “Uma coisa é o cidadão se apresentar espontaneamente e dizer ‘quero fazer uma delação’. Outra é ver os delatores levando uma vida de nababo”, disse o ex-presidente. “As pessoas estão presas, elas delatam até a mãe.”

Sobre o presidente Michel Temer (PMDB), denunciado por corrupção passiva pela PGR (Procuradoria-Geral da República) em junho deste ano, Lula afirmou que o peemedebista “não tem mais qualquer possibilidade de continuar governando”. “A autoridade moral dele acabou, embora ele tenha uma sustentação na Constituição para estar exercendo o cargo que ele está. A verdade é que ele não tem mais na sociedade brasileira qualquer possibilidade de governar”, disse o ex-presidente, defendendo que Temer renuncie e convoque eleições diretas para presidente. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ex-cientista da Nasa diz que alienígenas “estacionam” OVNIS nos anéis de Saturno
Em busca de reaproximação, Temer irá jantar com Maia nesta noite
https://www.osul.com.br/tenho-condicoes-porque-ja-provei-que-sou-capaz-de-governar-esse-pais-diz-lula-sobre-candidatura-presidencia-nas-eleicoes-de-2018/ “Tenho condições porque já provei que sou capaz de governar esse País”, diz Lula sobre candidatura à Presidência nas eleições de 2018 2017-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar