Domingo, 02 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tênis Tênis: Jannik Sinner conquista o Masters 1000 de Paris e volta a ser o nº 1 do mundo

Compartilhe esta notícia:

Com o título, Sinner passa Carlos Alcaraz no ranking de simples, retomando a liderança da ATP.

Foto: @janniksin
Com o título, Sinner passa Carlos Alcaraz no ranking de simples, retomando a liderança da ATP. (Foto: @janniksin)

Jannik Sinner é o novo número 1 do mundo no tênis masculino. Nesse domingo (2), o italiano de 24 anos venceu o canadense Félix Auger-Aliassime por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6) e conquistou o Masters 1000 de Paris pela primeira vez na carreira.

Com o título, Sinner passa Carlos Alcaraz no ranking de simples, retomando a liderança da ATP (Association of Tennis Professionals) 57 dias após perder o posto para o espanhol.

Nesta segunda (3), quando o ranking for atualizado, Alcaraz, que foi eliminado do Masters 1000 de Paris na primeira rodada, terá 250 pontos a menos que Sinner. A próxima competição é o ATP Finals, que definirá o número 1 do mundo ao fim da temporada. O torneio será realizado em Turim, na Itália, e começa no próximo sábado (8).

Este é o quinto título de Masters 1000 na carreira de Sinner, que não vencia um torneio deste gabarito desde o ano passado em Xangai. Também em 2024, ele triunfou em Miami e Cincinnati, além do seu primeiro troféu no Canadá em 2023. Na atual temporada, ele foi finalista em Roma e Cincinnati, mas ficou com o vice-campeonato em ambas oportunidades.

No total da carreira, o italiano chega à 23ª conquista de ATP em 32 finais disputadas. Ele segue como o quarto tenista em atividade com mais títulos, atrás apenas de Alexander Zverev (24), Carlos Alcaraz (24) e Novak Djokovic (100). O sérvio também é o líder em eventos de nível 1000, com 40 conquistas. Ele é seguido por Alcaraz (8), Zverev (7), Daniil Medvedev (6), Sinner (5) e Stefanos Tsitsipas (3).

Ainda no campo das estatísticas, Sinner se torna o quinto jogador neste século a vencer pelo menos cinco do seis eventos Masters 1000 sobre piso duro, faltando-lhe ainda o troféu de Indian Wells. Além dele, obtiveram o feito Novak Djokovic (6 em 6), Roger Federer (6 em 6), Andy Murray (5 em 6, exceto Indian Wells) e Daniil Medvedev (5 em 6, exceto Indian Wells).

Este foi também o 26º triunfo consecutivo do italiano em quadras duras e cobertas, naquela que já é a sexta maior sequência da história neste tipo de piso e condição. Ele segue atrás de Roger Federer (29, entre 2010 e 2012; e 33, entre 2004 e 2007), Ivan Lendl (32, entre 1980 e 1983), Novak Djokovic (35, entre 2012-2015) e John McEnroe (47, entre 1978 e 1987).

A série atual de Sinner começou em novembro de 2023, nas finais da Copa Davis. Desde então, ele coleciona quatro títulos no piso (Roterdã, ATP Finals, Viena e Paris-Bercy), além de seis triunfos e dois troféus da Davis pela Itália. Pela conquista deste domingo ele recebe a premiação de 946.610 euros.

Jogo

Jannik Sinner começou a decisão a todo o vapor, conseguindo a quebra de serviço logo no primeiro game. Refeito do baque, Auger-Aliassime confirmou os seus saques seguintes, diminuindo para 3/2. Lutando muito, o canadense conseguiu vencer mais dois games, mantendo-se vivo no set. Contudo, Sinner não desperdiçou sua chance após fazer 5/4. Sacando para fechar a parcial, ele teve dois set-points e tratou de liquidar a fatura logo na primeira oportunidade: 6/4 para o italiano em 44 minutos.

O início do segundo set foi bem parecido com o do primeiro. Mais confiante, Sinner começou melhor, tendo dois break-points logo no primeiro game. Entretanto, dessa vez, o canadense conseguiu recuperar-se, saindo na frente na parcial. Com os dois tenistas errando muito pouco, o jogo seguiu equilibrado pelos games seguintes. Até que o placar foi a 6/6, e o set foi ao tie-break. No desempate, melhor para o italiano, que fez 6/4, fechando o jogo e sacramentando a conquista dos Masters 1000.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tênis

Grêmio encara o Corinthians buscando manter sequência positiva e subir na tabela; acompanhe na Rádio Grenal
Técnico do Real Madrid minimiza gesto após pênalti perdido por Vini Jr.
https://www.osul.com.br/tenis-jannik-sinner-conquista-o-masters-1000-de-paris-e-volta-a-ser-o-no-1-do-mundo/ Tênis: Jannik Sinner conquista o Masters 1000 de Paris e volta a ser o nº 1 do mundo 2025-11-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar