Segunda-feira, 26 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2019
Os termogênicos são substâncias que aumentam o metabolismo do corpo, auxiliando a queima de gordura e a perda de peso.
O principal ingrediente utilizado no termogênico é a cafeína, responsável por diminuir o apetite e estimular o funcionamento do corpo e do cérebro, aumentando a eficácia de atividades físicas.
Outros produtos podem incluir o chá verde (EGCG) e a capsaicina, substância encontrada na pimenta e que eleva a temperatura do corpo.
Os termogênicos são alimentos ou suplementos que pela sua composição aumentam a temperatura corporal, fazendo com você queime mais calorias.
Eles possuem esse nome devido ao processo natural do corpo conhecido como termogênese.
Esse processo consiste no aceleramento do metabolismo, para que o corpo mantenha a temperatura adequada em relação ao ambiente.
Quando ocorre a metabolização, o nosso organismo começa a queimar gordura para gerar mais energia. A consequência disso é a perda de peso.
A termogênese é um processo natural, mas que pode ser incentivado através de alimentos ou suplementos.
Esses suplementos são geralmente ingeridos antes do treino, aumentando a efetividade dos exercícios.
Os termogênicos podem conter apenas um ingrediente – geralmente a cafeína – ou uma mistura de várias substâncias que ajudam a elevar a temperatura do corpo. Veja abaixo alguns dos mais utilizados.
A cafeína é um estimulante natural, encontrado em mais de 60 plantas diferentes ao redor mundo, como o café, o cacau, a erva-mate e o guaraná.
Ela é responsável por aumentar os níveis de adrenalina, hormônio que estimula as células de gordura a liberar ácidos graxos na corrente sanguínea, onde eles podem ser usados pelas células para obter energia.
A cafeína também reduz o apetite e acelera o metabolismo, ajudando na queima de calorias e redução da ingestão de calorias.
É o principal ingrediente dos termogênicos, sendo um grande aliado no emagrecimento quando acompanhado de uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos.
O chá verde contém dois compostos que têm efeitos termogênicos: cafeína e galato de epigalocatequina (EGCG).
Já vimos o que a primeira faz acima, já a segunda otimiza os efeitos ao diminuir a quebra de adrenalina, aumentando o seu impacto.
A capsaicina é a substância que torna as pimentas picantes – quanto mais picante a pimenta, mais ela contém capsaicina.
Como a cafeína, a capsaicina estimula a liberação de adrenalina, o que acelera o metabolismo e faz com que o nosso corpo queime mais calorias e gordura.
Ela também é responsável por reduzir o apetite. Juntos, esses efeitos fazem da capsaicina uma poderosa substância termogênica.
Garcinia cambogia é uma fruta tropical cujos extratos são freqüentemente usados em suplementos de perda de peso.
Contém um composto chamado ácido hidroxicítrico (HCA) que bloqueia a atividade da enzima ATP citrato liase, que está envolvida na formação de gordura corporal.
A ioimbina é uma substância química derivada da casca da árvore yohimbe africana e é geralmente tomada como um suplemento termogênico.
Ele age aumentando a atividade de vários hormônios, incluindo adrenalina, noradrenalina e dopamina, o que aumenta o metabolismo e diminui a gordura.
Veja a lista dos benefícios fornecidos pelos suplementos termogênicos:
Antes de tomar qualquer suplemento, é importante consultar um médico de sua confiança, seja um nutricionista ou endocrinologista.
Ele irá te examinar e entender o seu organismo, dessa forma, poderá te indicar as melhores opções e dosagens.
Ao tomar qualquer tipo de suplemento, siga as orientação do médico e também do fabricante, a fim de evitar maiores problemas de saúde.
Por aumentarem a adrenalina e possuírem efeitos estimulantes, eles não devem ser ingeridos antes de dormir.
O uso deve ser combinado com uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.
Os efeitos colaterais dos termogênicos incluem:
Os termogênicos também podem causar complicações mais graves, como inflamações no trato intestinal e problemas no fígado, como hepatite e insuficiência hepática.
Esses suplementos devem ser evitados por crianças, mulheres grávidas, hipertensos ou pessoas com doenças no coração.