Sexta-feira, 17 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Terremoto de magnitude 7,3 atinge o México, e Estados Unidos emitem alerta de tsunami

Compartilhe esta notícia:

Terremoto registrado no México hoje teve seu epicentro no mar.

Foto: US Geological Survey/Divulgação
Terremoto registrado no México hoje teve seu epicentro no mar. (Foto: US Geological Survey/Divulgação)

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu nesta sexta-feira (17) a costa sul do México, perto da fronteira com a Guatemala. O Sistema de Alerta de Tsunami Estados Unidos emitiu um alerta de risco de tsunami no México e na Guatemala, com ondas menores em até oito países da América Latina.

O tremor ocorreu no mar, perto da cidade mexicana de Puerto Madero, no mas foi sentido fortemente em terra na região de Chiapas, no sul do México, e em várias partes da Guatemala e até de El Salvador, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), havia registrado que o tremor teve magnitude 7,4, mas, depois, corrigiu a intesidade do terremoto para a magnitude 7,3.

A profundidade do terremoto foi de 10 quilômetros, considerada baixa e que pode potencializar o tremor em terra em estragos. Ainda não havia relatos de danos ou vítimas até a última atualização desta reportagem.

O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA advertiu sobre a possibilidade de ondas de tsunami ao longo da costa em um raio de 300 km do epicentro.

Em um boletim atualizado, a agência disse prever ondas de até 1 metro de altura nas costas do México e da Guatemala, além de outras menoras nas costas da Colômbia, Equador, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Panamá e Peru.

Na Cidade da Guatemala, o terremoto fez prédios tremerem e levou alguns moradores a correrem de suas casas para a rua, segundo uma testemunha às agências de notícias. Redes de TV locais exibiram imagens de pessoas deixando prédios na capital guatemalteca.

No estado mexicano de Oaxaca, também no sul do país, o governador Salomón Jara informou nas redes sociais que o terremoto foi sentido com intensidade moderada na capital do estado, mas não houve relatos imediatos de danos graves.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eloa Gute
17 de julho de 2026 15:51

Não é só lá, na América do Sul também, na Argentina e no Brasil, está previsto muita chuva com vento!

Mortes em Paris mais que dobram em junho por conta do calor extremo, diz governo local
Doctor Clin celebra 30 anos com livro histórico da saúde gaúcha
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x