Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2019
Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a Indonésia e deixou ao menos 20 mortos na região nesta quarta-feira (25). O fenômeno foi seguido por dezenas de tremores secundários, o que provocou cenas de pânico entre os moradores, que fugiram para zonas mais elevadas.
O tremor também afetou edifícios e causou um deslizamento de terra. O porta-voz da agência local de gestão de emergências, Agus Wibowo, afirmou que o número total de pessoas mortas no terremoto subiu para 20. “Pelo menos 100 ficaram feridas e 2 mil abandonaram a região”, completou.
Ascienden a 20 los muertos tras el Terremoto 6.5 en Indonesia ayer#earthquake #molucas #temblor pic.twitter.com/G2lSMVP5eB
— ?Tuitero Sismico? (@TuiteroSismico) September 26, 2019
O terremoto aconteceu às 8h46min locais (20h46min de Brasília, quarta-feira). “O impacto foi sentido em Ambon e nos arredores”, declarou Rahmat Triyono, diretor da Agência de Meteorologia, Clima e Geofísica (BMKG). As imagens da cidade, que tem quase 400 mil habitantes, mostra muros desabados, escombros e fissuras nos prédios. “O terremoto foi realmente forte. Saímos correndo de casa e vimos que os vizinhos também estavam fugindo. Todo mundo entrou em pânico”, afirmou um morador de Ambon.
A Indonésia, um arquipélago de 17 mil ilhas, sofre com frequência atividade sísmica e vulcânica por sua localização no que é conhecido como Círculo de Fogo do Pacífico, onde colidem grandes placas tectônicas. O arquipélago conta ainda com mais de 100 vulcões ativos.
No ano passado, no fim de setembro, um terremoto de 7,5 graus de magnitude e o tsunami posterior em Palu, na ilha de Celebes, deixou mais de 4,3 mil mortos ou desaparecidos. Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto devastador de 9,1 graus de magnitude na costa de Sumatra provocou um tsunami gigantesco que matou 220 mil pessoas na região do Oceano Índico, quase 170 mil delas na Indonésia.