Domingo, 04 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Terremotos matam 20 e ferem mais de 200 no Paquistão

Compartilhe esta notícia:

Tremores de magnitudes 5,7 e 4,6 foram registrados perto de Quetta, onde vivem cerca de 1 milhão de pessoas

Foto: Reprodução
Tremores de magnitudes 5,7 e 4,6 foram registrados perto de Quetta, onde vivem cerca de 1 milhão de pessoas. (Foto: Reprodução)

Dois terremotos consecutivos atingiram sul do Paquistão nesta quinta-feira (07). O número de mortos chegou a 20, mas as autoridades paquistanesas temem que o número aumente porque mais de 100 casas feitas de barro e terra batida desabaram. Por isso, estima-se que centenas estejam desabrigados. As vítimas eram, na maioria, mulheres e crianças (ao menos seis), informaram socorristas.

Segundo autoridades, mais de 200 pessoas ficaram feridas após os sismos, dentre elas 40 em estado grave. De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), que monitora atividade sísmica no mundo inteiro, o primeiro terremoto teve magnitude 5,7 e epicentro a 20 km de profundidade — considerada muito próxima do nível do solo, o que amplifica a capacidade de o fenômeno causar estragos.

Em seguida, um outro tremor, com epicentro na mesma localidade, foi registrado com magnitude 4,6, mas a 10 km de profundidade: ou seja, ainda mais perto do solo e portanto ainda mais capaz de causar destruição.

Esses epicentros estavam muito perto da cidade de Quetta, na província do Baloquistão. Lá, vivem cerca de 1 milhão de habitantes, muitos deles em construções precárias. Em 1935, a mesma cidade foi atingida por um forte e devastador tremor, que matou mais de 30 mil.

A área mais atingida foi a remota cidade montanhosa de Harnai, onde a falta de estradas pavimentadas, eletricidade e cobertura móvel dificultam o resgate. Os terremotos também provocaram apagões que obrigaram as equipes de resgate a usar lanternas para tratar feridos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Câmara dos Deputados aprova que grávidas que optarem por não se vacinar voltem ao trabalho presencial
Com veto derrubado, Bolsonaro sanciona suspensão da prova de vida do INSS
https://www.osul.com.br/terremotos-matam-20-e-ferem-mais-de-200-no-paquistao/ Terremotos matam 20 e ferem mais de 200 no Paquistão 2021-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar