Domingo, 05 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Testes para diagnóstico de coronavírus não atestam proteção vacinal

Compartilhe esta notícia:

O alerta é da Anvisa que divulgou nota técnica sobre o assunto

Foto: Reprodução
O alerta é da Anvisa que divulgou nota técnica sobre o assunto. (Foto: Reprodução).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que os testes para diagnóstico de Covid-19 disponíveis no mercado não devem ser utilizados para atestar o nível de proteção contra o coronavírus (Sars-CoV-2) após a vacinação contra a doença. Isso porque estes testes não têm essa finalidade.

Segundo a Anvisa, é importante informar a população que os produtos atuais registrados no Brasil possibilitam apenas a identificação de pessoas que tenham se infectado pelo Sars-CoV-2.

“Os testes disponíveis não foram avaliados para verificar o nível de proteção contra o coronavírus”. A Agência ressalta também que, mesmo quando usados para a finalidade correta, os resultados fornecidos pelos testes só devem ser interpretados por profissionais de saúde.

A Agência reforça, ainda, que não há embasamento científico que correlacione a presença de anticorpos contra o Sars-Cov-2 no organismo e a proteção à reinfecção. Sendo assim, nenhum resultado de teste de anticorpo (neutralizante, IgM, IgG, entre outros) deve ser interpretado como garantia de imunidade e nem mesmo indicar algum nível de proteção ao coronavírus.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária do RS recebe oito veículos
Ex-presidente da Fiergs, Heitor José Müller morre aos 81 anos em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/testes-para-diagnostico-de-coronavirus-nao-atestam-protecao-vacinal/ Testes para diagnóstico de coronavírus não atestam proteção vacinal 2021-06-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar