Quinta-feira, 18 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Texto-base de projeto da repatriação de recursos do exterior é aprovado na Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

O projeto é uma das medidas do ajuste fiscal do governo federal. (Foto: Marcos Cunha/Agência Freelancer)

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira texto-base do projeto de lei que regulariza, mediante pagamento de multa, dinheiro enviado por brasileiros ao exterior sem declaração à Receita Federal. Os parlamentares ainda precisam analisar destaques que podem mudar a proposta.

O projeto foi enviado à Câmara pelo Executivo federal e é uma das medidas do ajuste fiscal do governo. O objetivo é que, com a cobrança das multas e de IR (Imposto de Renda), a regularização dos recursos ajude a aumentar a arrecadação e equilibrar as contas públicas.

Para garantir adesão ao programa de repatriação de dinheiro, o texto prevê anistia a uma série de crimes a quem voluntariamente declarar os recursos enviados ao exterior e pagar, em multa e IR, um percentual de 30% sobre o valor. Para facilitar a aprovação diante das críticas a essa anistia, o relator da proposta, deputado Manoel Junior (PMDB-PB), retirou do rol de delitos que poderiam ser perdoados a associação criminosa e o caixa 2.

Poderá ser perdoado, no entanto, quem regularizar valores provenientes de crimes como sonegação fiscal, evasão de divisas, falsidade ideológica, falsificação de documento, sonegação de contribuição previdenciária e operação de câmbio não autorizada. Também não serão punidos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro quando o objeto do crime for bem ou valor proveniente dos delitos citados acima.

(AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ministério da Educação não tem nem previsão para quitar dívida dos livros didáticos
Polícia Federal reclama ao Supremo Tribunal Federal de entraves a investigação de Transpetro e Renan Calheiros
Pode te interessar