Segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 6 de agosto de 2025
Apesar dos acionistas sugerirem que a Apple precisa comprar uma empresa estabelecida para avançar rapidamente em Inteligência Artificial, o CEO Tim Cook parece resistir a ideia.
Isso porque o executivo participou de uma reunião com funcionários onde defendeu que a Apple nunca foi a primeira em algumas tecnologias, mas ainda assim dominou vários mercados.
“Raramente fomos os primeiros. Havia um PC antes do Mac; havia um smartphone antes do iPhone; havia muitos tablets antes do iPad; havia um MP3 player antes do iPod.”
Cook ainda salientou que, quando a Apple Intelligence estiver 100% completa, a companhia de Cupertino se tornará um dos maiores players do segmento.
Além de “levantar a moral” dos funcionários da Apple, Cook garantiu que a IA é uma prioridade para a empresa.
A Apple deve fazer isso. A Apple fará isso. Isso é meio que nosso. Faremos o investimento para fazer isso.
Apesar do discurso motivacional após perder diversos engenheiros para a Meta, Cook deixou claro para os investidores da Apple que a empresa pode fazer “algumas aquisições” para acelerar seu programa de IA.
Inclusive, fontes garantem que as negociações com a Perplexity AI continuam acontecendo nos bastidores, algo que pode resultar na maior compra já realizada pela Apple.
Isso porque a empresa de IA é avaliada em US$ 40 bilhões. Caso concretizada, essa aquisição pode colocar a Apple no mesmo nível de Google, Samsung e OpenAI, uma vez que a Perplexity AI tem uma IA considerada madura e que pode se integrar facilmente na Siri.
Provocação
O Google não perdeu tempo e usou a demora da Apple no lançamento de suas promessas de inteligência artificial (IA) para a Siri em uma nova campanha para promover o Pixel 10, novo smartphone da companhia dona do Android.
Em um comercial de 30 segundos, o Google aproveita o atraso significativo no lançamento da funcionalidade Apple Intelligence da Siri, prometida para o iPhone 16, para provocar a gigante da maçã e sugerir que os consumidores considerem mudar para o novo smartphone da empresa.
“Se você comprou um telefone novo porque uma funcionalidade estava ‘chegando logo’, mas já faz um ano, talvez seja hora de mudar o telefone”, diz o comercial. O Pixel 10 está programado para ser lançado no dia 20 deste mês.