Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Esclareça as suas dúvidas sobre a suspensão da emissão de passaportes em todo o País

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Marcos Santos/Usp Imagens)

A PF (Polícia Federal) suspendeu a emissão de novos passaportes no País por tempo indeterminado sob a justificativa de falta de recursos. A medida foi anunciada na noite de terça-feira (27), às vésperas das férias escolares, e em meio à relação tensa do governo Michel Temer com a instituição.

Segundo a PF, usuários atendidos nos postos até esta terça receberão os seus passaportes na data prevista. Já as novas solicitações terão que esperar a normalização do serviço. Continuarão sendo emitidos apenas os passaportes de emergência por motivos não previstos pelo passageiro, como doença, trabalho e catástrofes naturais, entre outros. Tire as suas dúvidas abaixo com perguntas e respostas sobre a suspensão do serviço.

1. Novos agendamentos para tirar o passaporte foram suspensos?

Não. O agendamento on-line do serviço e o atendimento nos postos da Polícia Federal pelo país vão continuar funcionando.

2. Quem já pagou a guia de recolhimento e agendou o serviço foi afetado?
Quem fez o agendamento on-line vai seguir o trâmite normal. Terá que comparecer aos postos da PF no horário previsto. No entanto, a entrega do documento foi suspensa e assim permanecerá até a situação orçamentária da Polícia Federal ser normalizada.

3. Estive no posto da PF antes de a suspensão da emissão do passaporte passar a valer. Terei meu documento?
Sim. De acordo comunicado da PF, todas as pessoas que completaram o atendimento nos postos de emissão até esta terça-feira (27) terão o passaporte em mãos.

4. E quem agendou o atendimento em um dos postos da PF antes do dia 27 vai receber o passaporte?
Não. O documento só será entregue para os que já passaram por todo o trâmite burocrático de emissão realizado nos postos de atendimento da instituição.

5. Mesmo após a suspensão do serviço, decidi agendar a emissão. Terei uma estimativa de entrega do passaporte?
A Polícia Federal informou que não há previsão de entrega. No site da instituição há, inclusive, um aviso informando que o solicitante precisa estar ciente que não há nenhum prazo para a emissão acontecer.

6. Tenho uma viagem de emergência para o exterior. E agora?
A emissão do documento para quem precisa viajar emergencialmente não foi suspensa. São viagens motivadas por doença, trabalho e outras situações não previstas com antecedência. Segundo a PF, o solicitante precisará comprovar o motivo da viagem. Esse tipo de documento tem validade de apenas um ano e será entregue 24 horas após a confirmação dos dados do solicitante.

7. Por que a situação chegou ao ponto de suspender o serviço no País inteiro?
Segundo a instituição, os gastos com a emissão de passaportes atingiram o limite previsto na lei orçamentária. Em entrevista, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, responsabilizou o governo de Michel Temer pela medida drástica. “Sem a previsão orçamentária, fica difícil a renovação de contratos e convênios. Foi o que ocorreu nesse caso. O contrato acaba e não há dinheiro para renovar. Não foi possível fazer contrato com a Casa da Moeda”, afirmou.

8. O que precisará ser feito para a situação voltar ao normal?
Como o orçamento da PF para as atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem atingiram o limite do gasto previsto, será preciso a edição de uma medida provisória ou aprovação no Congresso de um projeto de lei para ampliar o orçamento do serviço.

(Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Câmara dos deputados pode aprovar “a toque de caixa” nova Lei dos Planos de Saúde, diz Idec
STF retoma julgamento sobre atuação do relator na homologação de delações
https://www.osul.com.br/tire-suas-duvidas-sobre-suspensao-da-emissao-de-passaportes/ Esclareça as suas dúvidas sobre a suspensão da emissão de passaportes em todo o País 2017-06-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar