Domingo, 25 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de julho de 2015
O VMA (Video Music Awards), premiação musical da MTV americana, costuma ser palco de controvérsias. Neste ano, porém, elas começaram mais cedo do que o normal. Além das alfinetadas entre Nicki Minaj, Taylor Swift e Katy Perry no Twitter, sobre as indicações ao prêmio, o VMA entrou novamente na mira do Conselho de Pais pela Televisão dos Estados Unidos (Parents Television Council), uma organização não-governamental voltada para a análise e controle do que é veiculado pela TV do país. Segundo os pais americanos, a escolha de Miley Cyrus como apresentadora da premiação demonstra que a atração será inapropriada para crianças.
“Escolher Miley Cyrus como apresentadora do Video Music Awards mostra claramente as intenções da MTV sobre o tipo de programa que será exibido”, diz um comunicado assinado pelo presidente da ONG, Tim Winter, reproduzido no site Entertainment Weekly. “Se a MTV não pode garantir que a atração será adequada para crianças, então o canal precisa de uma classificação indicativa. Assumir uma idade adequada é uma mensagem expressa para os pais e patrocinadores de que o programa vai conter material explícito.”
O comunicado também afirma que o envolvimento de Miley fará a premiação ser “profana”. “Não será adequado para crianças assistirem”, diz o presidente. “Para os pais de adolescentes, a mensagem veiculada há dois anos foi claramente inapropriada para menores de 14 anos.” O texto relembra as atitudes de Miley em 2013, quando ela fez a provocativa apresentação no palco da premiação, na época, uma prova de que ela teria crescido de estrela da Disney para uma cantora adulta.
A cerimônia deste ano acontece no dia 30 de agosto, em Los Angeles.