Sábado, 17 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Olimpíada Tóquio: surtos de coronavírus em hotéis olímpicos semeiam frustração e alimentam temores de infecção

Compartilhe esta notícia:

Vírus atingiu pelo menos sete equipes que chegaram ao Japão apenas uma semana antes da cerimônia de abertura dos Jogos. (Foto: Reprodução)

Surtos de coronavírus envolvendo equipes olímpicas no Japão transformaram hotéis de pequenas cidades em instalações na linha de frente da batalha pandêmica, encarregados de implementar medidas de saúde complexas para proteger atletas de elite

O vírus atingiu pelo menos sete equipes que chegaram ao Japão apenas uma semana antes da cerimônia de abertura, programada para o dia 23. A cidade-sede, Tóquio, relatou sua maior contagem diária de novos casos de Covid-19 desde o final de janeiro.

Especialistas em saúde e funcionários de hotéis dizem que os surtos ressaltam os riscos de realizar o maior evento esportivo do mundo durante uma pandemia global em um país com grande parte da população não vacinada.

Em um exemplo, 49 membros da equipe brasileira de judô estão sendo mantidos em isolamento depois que oito casos de Covid-19 foram descobertos entre funcionários de um hotel onde eles estão hospedados em Hamamatsu, no sudoeste de Tóquio. Nenhum dos judocas teve resultado positivo, mas a frustração com o isolamento está aumentando enquanto as autoridades de saúde trabalham para conter o surto.

“Pessoas do centro de saúde pública da cidade estão rastreando contatos próximos aqui”, disse à Reuters um funcionário do hotel Hamanako que não quis ser identificado. “Há dezenas de hóspedes regulares também, mas estamos recebendo cancelamentos agora.”

O membro da equipe disse que os atletas estão usando elevadores especiais e aqueles que trabalham com eles são priorizados para os testes Covid-19. As refeições são realizadas em áreas exclusivas e os atletas ficam em andares separados.

O funcionário municipal Yoshinobu Sawada disse que as equipes foram obrigadas a assinar acordos formais para seguir os protocolos do coronavírus sobre as restrições de alimentação, movimento e transporte. Os funcionários infectados do hotel foram transferidos para centros de quarentena.

Outros surtos entre atletas incluem membros de delegações olímpicas de Uganda, Sérvia, Israel e várias outras nações com teste positivo ou isolamento em seus hotéis após serem designados como contatos próximos.

Medidas complexas e custos

Os organizadores dos Jogos pedem aos hotéis para relatar as pessoas com alta temperatura durante o check-in da equipe olímpica e dizem que os organizadores e centros de saúde pública vão cuidar dos surtos ou casos suspeitos, de acordo com documentos enviados pelos organizadores aos hotéis.

As hospedagens precisam fornecer serviço de quarto ou entrega de comida para atletas isolados, e ter horários diferentes ou espaços separados para as refeições entre convidados olímpicos e convidados regulares.

Os documentos dizem que os organizadores não cobrirão os custos dos hotéis para equiparem os quartos com divisórias de acrílico ou fornecerem refeitórios separados para os atletas.

Os manuais de Tóquio-2020 para atletas e federações esportivas exigem que os participantes se distanciem fisicamente dos outros, usem máscaras e sejam testados diariamente.

Esses manuais estão funcionando e sendo aplicados, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e havia risco “zero” de os participantes dos Jogos infectarem os residentes.

Medo do vírus

Tóquio entrou em seu quarto estado de emergência no início desta semana em meio a uma recuperação nos casos que levaram os organizadores dos Jogos a banir os espectadores de quase todos os locais. Mais de 1.300 novos casos foram registrados na quinta-feira, o mais alto em seis meses.

A maioria das pessoas no Japão acha que os Jogos não deveriam continuar e apenas 18% estão totalmente vacinados.

Seis funcionários de hotéis estavam preocupados. Koichi Tsuchiya, gerente do Lake Biwa Otsu Prince Hotel, disse temer pela saúde de sua equipe. “Estou com medo de que alguém da equipe de limpeza seja infectado. As pessoas que entram nos quartos estão com medo”, disse Tsuchiya, acrescentando que alguns funcionários não foram vacinados. “Isso está nos deixando mais nervosos”, finaliza.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Olimpíada

Atletas terão que usar máscara e colocar a própria medalha no pescoço durante cerimônia de pódio na Olimpíada
Jogos Olímpicos: Camas de papelão para evitar sexo?
https://www.osul.com.br/toquio-surtos-de-coronavirus-em-hoteis-olimpicos-semeiam-frustracao-e-alimentam-temores-de-infeccao/ Tóquio: surtos de coronavírus em hotéis olímpicos semeiam frustração e alimentam temores de infecção 2021-07-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar