Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Trabalho da CPI da Máfia das Próteses começa em Passo Fundo

Compartilhe esta notícia:

Próxima reunião da comissão da Assembleia será no dia 1° de julho. Foto: Stephanie Gomes/Agência AL-RS

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

A informação foi trazida nessa quarta-feira à noite a esta coluna pelo deputado Valdeci Oliveira (PT). Membro titular da CPI das Próteses e Medicamentos da Assembleia Legislativa. Valdeci revela que, na próxima reunião da Comissão, no dia 1° de julho, o presidente do órgão, deputado Missionário Volnei (PR), irá apresentar um plano de trabalho e um cronograma de atividades. “Vamos analisar o plano e fazer sugestões, se necessário. Queremos realizar um trabalho muito sério e rigoroso. A CPI tem de efetivamente contribuir na identificação e punição da máfia que se instalou nas redes de saúde pública e privada do Rio Grande do Sul e estaremos abertos para receber denúncias de irregularidades envolvendo próteses por meio da Ouvidoria Parlamentar, que atende pelo 0800-541 23 33”, afirmou Valdeci.

Deputada Manuela quer uma lupa nos processos de adoção

A deputada Manuela D’Ávila disse nessa quarta-feira a esta coluna que é necessária uma aproximação dos órgãos do Estado e do Judiciário com a sociedade civil bem como o aperfeiçoamento do cadastro de adotantes. Para buscar uma afinação na prática e no discurso dessas instituições, ela propôs uma audiência pública para debater o cadastro de adotantes no Estado. A deputada identifica dentre outros, um problema: a diferença no número de crianças cadastradas e aptas para adoção. Entre os encaminhamentos da discussão, está o comprometimento por parte da Corregedoria de Justiça no aperfeiçoamento do cadastro (que foi atualizado há poucos dias mas, ainda assim, alguns órgãos envolvidos no processo ainda apontam ajustes) e o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no processo de adoção, além de fiscalizar se, de fato, o cadastro vai funcionar.

Rejeitado debate do programa Mais Médicos

A base do governo do Estado conseguiu rejeitar na Comissão de Saúde da Assembleia, a realização da audiência para debater o programa do governo federal “Mais Médicos”. Foram quatro votos a três, contra a proposta. A razão é simples: embora todos os partidos da base do governo Sartori critiquem o programa, os prefeitos destes partidos o aprovam integralmente.

Movimento para desestabilizar o secretário Márcio Biolchi

Um dos mais prestigiados colaboradores do governador José Ivo Sartori, o deputado federal eleito Márcio Biolchi, atual chefe da Casa Civil, começa a sofrer uma pressão da própria base aliada, inclusive de colegas do PMDB. Encarregado da missão de dizer “não” a deputados, prefeitos e vereadores, num início de gestão ainda confuso, Biolchi começa a receber carga política poderosa, que poderá levá-lo a assumir sua cadeira na Câmara dos Deputados.

Desemprego cresce, e chegam mais haitianos no Estado

A chegada ao Rio Grande do Sul de mais um ônibus com haitianos vindos do Acre causa preocupação a quem analisa o cenário nacional e local. No País, a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) aponta que o desemprego foi de 8% da população ativa no trimestre entre fevereiro e abril deste ano, conforme informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Nessa quarta-feira, a FEE (Fundação de Economia e Estatística ) anunciou que a taxa de desemprego total apresentou aumento em maio na Região Metropolitana de Porto Alegre, passando de 7,1% da População Economicamente Ativa em abril para os atuais 7,8%. A taxa de desemprego aberto passou de 6,4% para 6,9% nessa mesma base comparativa. Os haitianos irão encontrar um cenário onde o número total de desempregados, em maio, foi estimado em 148 mil pessoas, com tendência crescente nos próximos meses. Temendo parecer politicamente incorreto, até agora, nenhum agente político fez uma análise séria sobre esta situação.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Triturando Janot
Brasileiros aprovam ensino das religiões
https://www.osul.com.br/trabalho-da-cpi-da-mafia-das-proteses-comeca-em-passo-fundo/ Trabalho da CPI da Máfia das Próteses começa em Passo Fundo 2015-06-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar