Sábado, 24 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2026
A 51ª Festa do Figo de Nova Petrópolis contará, em 2026, com uma novidade na programação: o Pedal da Festa do Figo, atividade esportiva que será realizada no domingo, 1º de fevereiro. O evento integra a agenda oficial da tradicional celebração do interior do município e busca atrair ciclistas e visitantes da região.
O pedal terá como ponto de encontro a Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, a partir das 7h30, quando será servido café da manhã aos participantes. A largada está prevista para as 9h. O percurso terá 25 quilômetros pela ERS-235, com elevação acumulada de cerca de 500 metros. A organização informou que os participantes contarão com seguro atleta, trajeto demarcado e carro de apoio. As inscrições devem ser feitas até 29 de janeiro, por meio de plataforma online.
A abertura oficial da 51ª Festa do Figo ocorre no sábado, 31 de janeiro, às 10h30, com a presença das soberanas e de autoridades municipais. Ao meio-dia, será servido o almoço, e, às 14h, acontece a premiação dos expositores. A programação do primeiro dia segue à tarde com apresentações culturais e musicais, incluindo o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Nova Petrópolis, Cleiton Borges e Banda, além do Acústico Jorge Flores.
No domingo, 1º de fevereiro, além do Pedal da Festa do Figo, a programação inicia às 10h com a realização de um culto ecumênico. O almoço típico será servido a partir das 11h15. À tarde, a festa segue com o Festival de Bandas, que contará com apresentações no palco externo e interno. Estão confirmados nomes como Banda Tchê Guri, Banda Bom de Baile, Banda 10 e Rogério Magrão e Banda.
Segundo o presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, Celso Eduardo Seefeld, os preparativos para a 51ª edição do evento estão em ritmo intenso. De acordo com ele, a festa contará com 52 expositores de produtos diversos e cerca de 350 expositores de figo e outras frutas. A expectativa da organização é receber aproximadamente 18 mil visitantes ao longo dos dois dias. “O evento envolve cerca de 240 voluntários e reúne atrações culturais, gastronômicas e de lazer, consolidando a Festa do Figo como a maior do interior de Nova Petrópolis”, afirmou.
Para a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Denise Maltoni Bino, a Festa do Figo simboliza a força do interior e o trabalho desenvolvido pelos agricultores do município. Segundo ela, o figo representa dedicação, tradição e conhecimento transmitido entre gerações, além de ter papel relevante na economia local. “A festa é um momento de encontro entre o campo e a cidade, valorizando a cultura, a agricultura e a identidade da comunidade”, destacou.
A 51ª Festa do Figo é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cervejaria Edelbrau, Suibom e Michele Tricot. O evento tem apoio da prefeitura de Nova Petrópolis, da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais oficiais da festa.
Programação
31 de janeiro – Sábado
10h30 – Abertura oficial
12h – Início do almoço
14h – Premiação dos expositores
PALCO EXTERNO
15h – Apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein
16h – Cleiton Borges e Banda
1º de fevereiro – Domingo
9h – Pedal da Festa do Figo
10h – Culto Ecumênico
11h15 – Início do almoço
14h – Início do Festival de Bandas
PALCO EXTERNO
Tchê Guri
Banda Bom de Baile
PALCO INTERNO
Banda 10
Rogério Magrão e Banda
Voltar Todas de Dicas de O Sul