Segunda-feira, 19 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Trama golpista: Supremo realiza acareações entre réus e testemunha; entenda o procedimento

Compartilhe esta notícia:

Mauro Cid (E) e Braga Netto durante os interrogatórios no Supremo

Foto: Ton Molina/STF; Reprodução
Mauro Cid (E) e Braga Netto durante os interrogatórios no Supremo. (Foto: Ton Molina/STF; Reprodução)

Duas acareações devem colocar frente a frente, na próxima terça-feira (24), três réus e uma testemunha no processo que analisa a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Todas acontecerão na sede do STF (Supremo Tribunal Federal).

A primeira será entre o tenente-coronel Mauro Cid e o general Braga Netto. Os dois são réus na ação que apura a participação do chamado “núcleo crucial” da organização criminosa voltada para a ruptura democrática. Cid tem um acordo de colaboração premiada fechado com a PF (Polícia Federal).

A segunda será entre o ex-ministro Anderson Torres e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército. O primeiro faz parte do “núcleo crucial” apontado pela PGR (Procuradoria-Geral da República); o segundo é testemunha no processo.

Pedidos de acareação

Os procedimentos foram solicitados pelas defesas de Anderson Torres e de Braga Netto na fase de diligências adicionais, logo após o interrogatório dos réus, realizado entre os dias 9 e 10 de junho.

Ao ministro do STF Alexandre de Moraes, advogados de Torres afirmaram que a medida era necessária para esclarecer contradições em declarações apresentadas por Freire Gomes, testemunha no processo. Segundo eles, pontos apresentados pelo militar e pelo ex-ministro “divergem frontalmente em ponto nevrálgico” da ação.

Já os advogados de Braga Netto querem tratar do que consideram divergências entre as declarações do general e de Cid durante o interrogatório. Moraes autorizou os procedimentos na terça-feira (17) passada.

Esclarecimento de pontos

A acareação é um ato previsto na legislação penal: é um procedimento em que pessoas com depoimentos contraditórios são confrontadas para esclarecer suas versões sobre fato relevante para um processo judicial. Pela lei, pode ocorrer entre acusados e acusados e testemunha e testemunhas, por exemplo.

A acareação acontece em uma audiência em que são feitas perguntas aos envolvidos. A ideia é que esclareçam pontos controversos. O procedimento deve ser registrado por escrito.

Fases do processo

A ação penal que apura a atuação do chamado “núcleo crucial” está na fase de diligências adicionais, após a conclusão do interrogatório dos réus. Concluída esta etapa, deve seguir para as alegações finais. Neste momento, acusação e defesas vão apresentar memoriais, uma espécie de resumo do processo e seus argumentos pela condenação ou absolvição.

Concluída esta fase, poderá ser marcada a data do julgamento do processo. Será quando os ministros vão decidir se o grupo deve ser condenado ou absolvido. Se absolvido, o caso é arquivado. Se condenado, são fixadas penas para cada acusado. Nas duas situações, cabe recurso.

Trama golpista

O Supremo analisa a ação penal que conta com oito réus do “núcleo crucial” da organização voltada para a ruptura democrática. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República em fevereiro. Em março, o pedido foi admitido pela Corte. A ação passou pela fase de instrução processual e agora caminha para os procedimentos finais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Stefani
22 de junho de 2025 15:07

: BOLSONARO SE INTERNA ÀS PRESSAS NO HOSPITAL E ADMITE FARSA HOSPITALAR!! TIRO DE CANHÃO NO PÉ!!!

Presidente da França realizará reunião de emergência após ataques dos Estados Unidos ao Irã
Unidade móvel leva vacinação e atendimento a cinco comunidades nesta semana em Porto Alegre
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x