Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Transferência bancária por Ted não terá mais valor mínimo

Compartilhe esta notícia:

Até então, não havia uma regra fixa e, em alguns casos, a troca chegava a demorar até 180 dias (Foto: Reprodução)

As transferências bancárias por meio de Ted (Transferência Eletrônica Disponível) deixarão de ter valor mínimo a partir de sexta-feira. Até esta quinta-feira, essa quantia será de 250 reais. A diferença entre a Ted e outros tipos de movimentação financeira é que a compensação do crédito é feita no próprio dia, mesmo quando a transação ocorre entre bancos diferentes. Em outras modalidades, como o cheque ou o Doc (Documento de Crédito), é necessário aguardar pelo menos um dia para o dinheiro ser transferido.

A compensação do Doc é semelhante à de um cheque, feita à noite pelos bancos e pode ser devolvida caso o cliente não tenha fundos ou forneça informações incorretas na operação. Já a Ted é aceita apenas quando o usuário tem recursos disponíveis e as informações estão todas corretas. Com a mudança, o Doc perderá mais espaço entre os clientes. Isso porque seu valor máximo é de 4,99 mil reais enquanto a Ted não possui limite.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o objetivo da mudança é facilitar as transferências entre bancos diferentes. A tarifa da Ted varia conforme cada instituição financeira. É possível consultar os valores no site da entidade (www.febraban-star.org.br).

Com a Ted, basta acessar a página do banco na internet ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a transferência. Segundo a Federação, tem crescido a preferência por transferências eletrônicas. Criada em 2002, a Ted estava limitada a operações de pelo menos 5 mil reais. Anos depois, o limite foi reduzido para 3 mil reais, em 2010, 2 mil reais, em 2012, 1 mil reais, em 2013 e 750, em 2014. No ano passado, foram duas reduções: 500 reais e 250 reais. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Mais de 1 bilhão de dólares deixaram a economia brasileira em apenas cinco dias na primeira semana do ano
Cinco prefeituras gaúchas já cancelaram desfiles de carnaval em razão da crise
https://www.osul.com.br/transferencia-bancaria-por-ted-nao-tera-mais-valor-minimo/ Transferência bancária por Ted não terá mais valor mínimo 2016-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar