Domingo, 16 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades “Tremembé”: entenda por que o local é chamado de “presídio dos famosos”

Compartilhe esta notícia:

Tema da nova série brasileira do Prime Video, o Complexo Penitenciário de Tremembé recebeu o apelido de “presídio dos famosos”. (Foto: Reprodução)

Tema da nova série brasileira do Prime Video, o Complexo Penitenciário de Tremembé recebeu o apelido de “presídio dos famosos”. Afinal, tornou-se casa de alguns criminosos que chocaram o Brasil e estamparam as páginas policiais de veículos jornalísticos, de Suzane von Richthofen a Robinho.

Mas a realidade do complexo é mais ampla do que isso. Localizada a 172 quilômetros da capital paulista, Tremembé abriga cinco unidades prisionais, sendo três masculinas e duas femininas. Destas, a mais famosa, e dona do apelido, é a P2 masculina.

A Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, também conhecida como P2 de Tremembé, foi construída em 1948, mas começou a receber os chamados “presos especiais” em 2002. São presos que costumam sofrer rejeição da própria população carcerária comum, por terem cometido crimes brutais, ou por correrem risco de vida por suas profissões anteriores.

“O maior perfil de Tremembé é ser um lugar que concentra pessoas que cometeram crimes brutais contra a vida de pessoas da própria família”, contou ao Estadão o autor Ullisses Campbell, em entrevista concedida em setembro. “Essas pessoas cometeram atos tão brutais que elas não sobreviveriam em uma penitenciária comum.”

Além de Suzane, Matsunaga e dos irmãos Cravinhos, Tremembé também já recebeu o casal Nardoni, o ex-médico Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves, Gil Rugai e outros. Algumas defesas costumam pedir a transferência para Tremembé para garantir a segurança dos presos. Ronnie Lessa, assassino de Marielle Franco, está na P1, unidade de segurança máxima.

Best-seller

“Suzane: Assassina e Manipuladora”, livro de Ulisses Campbell que inspirou a série “Tremembé” passou por alguns obstáculos para se tornar um best-seller. O volume, que chegou às livrarias no começo de 2020, teve sua publicação parada duas vezes, com uma delas sendo resolvida apenas pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Inicialmente, Assassina e Manipuladora seria publicada pela editora Contexto. O selo acabou desistindo do lançamento, afirmando “análise da conjuntura do mercado”. Campbell, no entanto, disse que o problema foi seu desejo de publicar fotos no livro, algo que a editora era contra. Uma semana depois, o título chegou à Editora Matrix, que marcou o lançamento do livro para as primeiras semanas de 2020.

Em novembro de 2019, meses antes da publicação da biografia não-autorizada, Suzane entrou na justiça para proibir a publicação do livro. Na ocasião, a juíza Sueli Zeraik do Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar que proibiu a veiculação do volume, afirmando que a obra não era de “interesse público” e que ela feria o direito do preso de não ser exposto “à inconveniente notoriedade, durante o cumprimento da pena”.

Em dezembro daquele ano, Moraes derrubou a liminar, dizendo que a proibição da venda do livro representaria um caso de censura prévia, “cujo traço marcante é o caráter preventivo e abstrato de restrição à livre manifestação de pensamento, que é repelida frontalmente pelo texto constitucional, em virtude de sua finalidade antidemocrática”.

Com o livro liberado pela justiça, Suzane: Assassina e Manipuladora foi um sucesso de vendas, figurando diversas vezes entre os livros mais vendidos do País. Em 2023, quando a Matrix se preparava para um novo lançamento do livro, em um box contendo outros dois trabalhos de Campbell sobre Elize Matsunaga e Flordelis, a revelação da gravidez de Suzane, que já cumpria a pena em regime aberto, levou à suspensão da impressão da nova edição.

À época, o livro já havia sido enviado para a gráfica responsável quando a Matrix paralisou a publicação. Campbell retrabalhou o texto para incluir a novidade, e a edição começou a ser vendida em setembro de 2023. Suzane deu à luz Felipe, fruto de sua união com o médico Felipe Muniz, em janeiro de 2024. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Marina Ruy Barbosa conquista a web como Suzane von Richthofen em “Tremembé”: veja reações
Música neonazista ganha popularidade na Alemanha e se espalha pelo TikTok; entenda
https://www.osul.com.br/tremembe-entenda-por-que-o-local-e-chamado-de-presidio-dos-famosos/ “Tremembé”: entenda por que o local é chamado de “presídio dos famosos” 2025-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar