Quinta-feira, 23 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Três fatores explicam por que Tarcísio de Freitas não quer deixar o governo paulista para concorrer à Presidência em 2026

Compartilhe esta notícia:

As pesquisas mais recentes apontam Tarcísio como favorito na corrida pelo governo de São Paulo.

Foto: Neddermeyer/Agência Brasil
De cara, Tarcísio comprou a politização da carta em que Trump anunciava a taxação. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou em conversas reservadas que não vai se desincompatibilizar em abril do ano que vem porque não quer perder o controle sobre o próprio destino. A legislação eleitoral exige que ele deixe o cargo seis meses antes da eleição para se candidatar ao Palácio do Planalto.

A avaliação de Tarcísio é que não há garantia de que Jair Bolsonaro indicará um nome para sucedê-lo na eleição de 2026 com tanta antecedência.

Neste cenário, o governador acredita que a desincompatibilização é um risco que não vale a pena ser corrido. Mesmo inelegível, Bolsonaro tem declarado que tentará registrar sua candidatura presidencial até o último momento, o que significa esticar corda até o início de agosto do próximo ano.

A posição de Tarcísio segue a mesma linha de presidentes de siglas do Centrão. Marcos Pereira (Republicanos) considera que o ideal é que Bolsonaro indique um sucessor até dezembro para dar tempo de organizar a centro-direita. Ciro Nogueira (PP) avalia que a decisão precisa ser tomada neste ano caso o projeto seja apoiar Tarcísio ou o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Ratinho e outros nomes cotados para suceder Bolsonaro não enfrentam o mesmo risco de Tarcísio. Assim como o paranaense, Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo) estão no final do segundo mandato e terão que se desincompatibilizar independentemente do cargo que decidirem disputar em 2026.

Um segundo ponto é que Tarcísio e seu entorno também acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuperará parte da popularidade perdida e chegará como favorito na eleição.

Essa avaliação reforça a disposição do governador em disputar a reeleição em São Paulo. Por fim, há também o peso da opinião da família do chefe do Executivo estadual, que está bem adaptada à capital paulista e não gostaria de passar por mais uma mudança de cidade no momento.

Bolsonaro tem enviado sinais dúbios sobre Tarcísio. Ele disse no mês passado que o chefe do Executivo paulista é fenomenal gestor e um bom político, e não excepcional, acrescentando que Zema e Caiado também são bons nomes. A declaração não caiu bem no Palácio dos Bandeirantes.

Há também o desejo do governador de ver projetos de médio e longo prazo lançados por ele se concretizarem. Desde que assumiu, Tarcísio lançou um pacote de concessões e parcerias público-privadas na área de transporte e infraestrutura. Para 2025, estão previstos um total de 11 leilões.

As pesquisas mais recentes apontam Tarcísio como favorito na corrida pelo governo de São Paulo. A oposição caminha para lançar o ex-governador e ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB), que também serviria como palanque de Lula em São Paulo.

Como mostrou o Estadão, aliados do ministro acreditam que Tarcísio é forte demais para ser batido na eleição paulista, mas que há chance de vitória se o governador sair para disputar a Presidência. Neste caso, quatro nomes disputam o posto de candidato governista: o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD) e o presidente da Alesp, André do Prado (PL). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Jorge Bressan
29 de abril de 2025 00:33

Se for com votos auditaveis até acredito por isto é que a pressão tem que ser grande.

Artur Borba
28 de abril de 2025 23:37

Em 2026 a direita brasileira vai patrolar estes esquerdista comunista.

Bidio Rosa
29 de abril de 2025 08:56

Bolsonaro 2026 na Cadeia?

Artur Bando
29 de abril de 2025 12:58

MOTIVO 1 – Se ele se colocar ccomo candidato….vai iniciar a perseguição Politica….e em poucos meses seria inelegivel…
Quadrilha …implacavel , contra os Opositores.

Did Dlc
29 de abril de 2025 14:17

Efeito de falcatruas, gastanças, rombo nas estatais, acorda otário.

Bidio Rosa
29 de abril de 2025 13:25

Isso é Efeito Lula ? Kkkkk

Brasileirão tem cinco técnicos demitidos em apenas seis rodadas
Fraudes contra aposentados do INSS: membros do governo defendem que o ministro da Previdência peça demissão
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x