Sexta-feira, 03 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Tribunal de Contas da União investiga se ministério favoreceu empresas da Lava Jato

Compartilhe esta notícia:

Carlos Higino Ribeiro de Alencar. (Foto: Luiz Macedo/Agência Câmara)

O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu investigar possível favorecimento de empreiteiras alvo da Operação Lava Jato no Ministério da Transparência, Fiscalização e CGU (Controladoria-Geral da União). A corte constatou que, sem amparo legal, o órgão do governo deixou de abrir ou paralisou processos de apuração da responsabilidade das empresas envolvidas nos esquemas de corrupção da Petrobras e de outros órgãos públicos.

Os ministros também questionam a pasta por, supostamente, negociar nos acordos de leniência – espécies de delações premiadas de pessoas jurídicas – ressarcimento mais baixo que o valor efetivamente desviado dos cofres públicos.

Os integrantes da corte afirmaram que os atos do ex-ministro interino e ex-secretário-executivo da CGU no governo de Dilma Rousseff Carlos Higino Ribeiro de Alencar estão no foco das apurações. Ele foi o responsável por autorizar a paralisação de vários processos. A corte também vai averiguar medidas de outros gestores que possam, eventualmente, ter favorecido as investigadas na Lava Jato. O caso ficará sob relatoria do ministro Walton Alencar. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Coaching Financeiro é tema de palestra em março
O Google entra na Justiça contra o Uber por roubo de tecnologia
https://www.osul.com.br/tribunal-de-contas-da-uniao-investiga-se-ministerio-favoreceu-empresas-da-lava-jato/ Tribunal de Contas da União investiga se ministério favoreceu empresas da Lava Jato 2017-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar