Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Tribunal de Justiça do Estado realiza coletiva para apresentar o avanço dos processos eletrônicos no Judiciário Gaúcho

Compartilhe esta notícia:

O número de processos eletrônicos no Judiciário Gaúcho aumentou 129% desde o começo da atual Administração. (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça do Estado realizou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (13) com o tema “Judiciário Gaúcho – superação e inovação tecnológica”. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Voltaire de Lima Moraes, apresentou as ações da atual Administração, que assumiu em 03 de fevereiro de 2020.

Participaram do evento: a Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro; o Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório; o Desembargador Ney Wiedemann Neto; a Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak; o Desembargador Antonio Vinicius Amaro Da Silveira, e demais autoridades.

Após um mês da atual gestão assumir o Tribunal de Justiça do Estado, se instaurou a pandemia da Covid-19, em março de 2020. Segundo Moraes, a diretoria possuía um projeto cerca de dois anos antes de assumir órgão, um plano de metas de gestão e, que evidentemente sofreu alterações. Com a chegada da doença algumas medidas tiveram que ser adotadas, como a configuração do trabalho remoto, a aceleração da virtualização e a digitalização processual.

Na sequência, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado destacou que o número de processos eletrônicos no Judiciário Gaúcho aumentou 129% desde o começo da atual Administração, passando de 915.705 para 2.093.000. Em razão desse aumento, foi determinado a digitalização desses processos. “Ao longo dos próximos meses, 1,5 milhão de processos pré-cadastrados serão incluídos no sistema, aumentando ainda mais, de forma significativa, a tramitação processual eletrônica”, informando que atualmente cerca de 5 mil processos por dia passam pelo estágio do pré-cadastro.

Ainda, ele acrescentou que o TJRS já implementou o ingresso 100% digital, no qual todas as matérias são cobertas por sistemas informatizados, e o processos físicos do 1° Grau que sobem para o 2º Grau são digitalizados. “Estes fatores contribuem para o avanço eficiente do processo eletrônico no Judiciário do Rio Grande do Sul”, afirmou o magistrado, enfatizando que somente em 2021 estão sendo investidos cerca de R$ 130 milhões na área da informática, em questões referentes ao software,hardware e serviços, além da licitação de um novo fornecedor de hardware para o banco de dados. A grande prioridade é virtualizar 100% dos processos, inclusive por meio da digitalização.

Outro assunto abordado na coletiva foi ataque cibernético sofrido pelo TJRS no final de abril deste ano que, apesar da gravidade da ação, foi garantida a preservação integral de todos os dados que tramitam no Judiciário. “Cerca de 18 mil computadores foram totalmente revisados em todo o Estado, com a reformatação de 90% deste montante, através de um plantão em tempo integral das equipes da Direção de Tecnologia da Informação (DITIC)”, disse o presidente Voltaire, informando ainda que o ataque hacker está sendo investigado através de inquérito em andamento na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil do RS, com acompanhamento de representante designado pelo Ministério Público.

Após o ataque cibernético, o Tribunal se preparava para voltar a normalidade quando sofreu uma instabilidade no sistema de informática. “Houve uma movimentação muito grande da administração, todos os técnicos nossos de TI se mobilizaram, dia e noite, finais de semana, e com apoio das empresas prestadoras de serviço, inclusive com os fabricantes da hardware e software, a situação foi plenamente contornada pela área de informática do TJRS”, contou Moraes.

Segundo o presidente Voltaire, ao longo desse período, o TJ Gaúcho sofreu várias adversidades, e todas elas foram enfrentadas de forma muito transparente. Para os interessados que não conseguiram acompanhar a coletiva ao vivo, basta clicar aqui.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Famurs lança campanha sobre volta às aulas
8ª Feira Brasileira do Varejo debate o papel do marketing digital no varejo na próxima segunda-feira
https://www.osul.com.br/tribunal-de-justica-do-estado-realiza-coletiva-para-apresentar-o-avanco-dos-processos-eletronicos-no-judiciario-gaucho/ Tribunal de Justiça do Estado realiza coletiva para apresentar o avanço dos processos eletrônicos no Judiciário Gaúcho 2021-08-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar