Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2025
Mensagem enviada por golpistas menciona a necessidade de cumprimento urgente de uma notificação extrajudicial e cita dados reais das vítimas
Foto: TJRS/DivulgaçãoO TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) informou que várias comarcas do Estado relataram casos de pessoas que têm recebido mensagens no aplicativo WhatsApp enviadas por um suposto oficial de Justiça. Trata-se de um golpe para capturar dados (login e senhas) visando à instalação de programa malicioso nos celulares das vítimas, de acordo com o Serviço de Inteligência do Judiciário.
A mensagem enviada pelos golpistas utiliza elementos de engenharia social para criar urgência e credibilidade, como tom de advertência e falsos canais de contato. O texto menciona a necessidade de cumprimento urgente de uma notificação extrajudicial e cita dados reais das vítimas, como nome completo, endereço e número de documentos.
A armadilha para a concretização da fraude é a inclusão de um botão, em geral, identificado com “acessar notificação”, que, caso acionado, pode levar a um site de captura de dados.
“Os links enviados pelo oficiais de Justiça do TJRS remetem somente a páginas oficiais do tribunal de acompanhamento processual e plataformas de audiências”, afirmou a Corte.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul