Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Trump a Bolsonaro: “the U.S.A. is with you!” (“Os EUA estão com você”!)

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama quebrou o protocolo e falou antes do presidente. (Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Logo após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro no ato de posse no Congresso Nacional, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump disparou no seu Twitter: “Congratulations to President @JairBolsonaro who just made a great inauguration speech – the U.S.A. is with you!” (“Parabéns ao presidente @JairBolsonaro que acabou de fazer um ótimo discurso de posse – os EUA estão com você!”)

Um recado às mulheres e pessoas com deficiência

A sinalização foi clara: a primeira-dama, Michele Bolsonaro, quebrou o protocolo ao dirigir aos presentes à posse de Jair Bolsonaro um discurso em libras para a comunidade surda. A intérprete se emocionou ao transpor o discurso em palavras.

Nossa mania de grandeza

Com as calças furadas, o Rio Grande do Sul com sua ridícula mania de grandeza desdenha a posse do presidente da República. Nossos governantes preferiram marcar a transmissão do cargo de governador para a tarde, o que impediu a presença, inclusive do novo governador, ao ato em Brasilia. São Paulo, o maior Estado da federação, mostrou porque é grande: o governador João Doria tomou posse pela manhã e, em seguida, embarcou para Brasília para participar da posse de Jair Bolsonaro e dos novos ministros, e dos contatos políticos que estes eventos propiciam. Sirvam as nossas façanhas….

Um recado?

Ao afirmar em seu discurso que “não é justo que o esforço seja só de alguns”, o novo governador gaúcho Eduardo Leite sinaliza para uma possibilidade que tem ficado nas entrelinhas desde a campanha: compartilhar a crise das finanças com os demais poderes. Um dos exemplos, está no reiterado parcelamento de salários que atinge apenas os servidores do Executivo.

Schirmer vai para Brasília

Um dos melhores secretários da segurança que o Rio Grande do Sul já teve, Cezar Schirmer continuará trabalhando. Será em Brasília. Ele aceitou convite do ministro Osmar Terra para assumir uma das secretarias da pasta da Cidadania.

A boa herança de Temer

Impopular, a verdade é que Michel Temer deixou para Jair Bolsonaro uma herança positiva, embora persista o compromisso de enfrentar gargalos como a Previdência e o sistema tributário. Depois de receber o país em frangalhos, Michel Temer ao lado de Henrique Meirelles arrumou a economia, e apenas não ajustou melhor o caixa porque uma patacoada do então Procurador-Geral da República, com a denúncia-gambiarra do empresário Joesley Batista, acabou tirando o foco da votação da Reforma da Previdência.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Fatos históricos do dia 31 de dezembro
Caíram na realidade
https://www.osul.com.br/trump-a-bolsonaro-the-u-s-a-is-with-you-os-eua-estao-com-voce/ Trump a Bolsonaro: “the U.S.A. is with you!” (“Os EUA estão com você”!) 2019-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar